Satélite da Nasa registra pela primeira vez o momento em que estrela é ‘devorada’ por buraco negro supermassivo

Início » Blog » Satélite da Nasa registra pela primeira vez o momento em que estrela é ‘devorada’ por buraco negro supermassivo
Ilustração mostra o momento em que o buraco negro “captura” a estrela, modelo é feito a partir de dados captados por satélites e são transformados em desenho – Ilustração: Robin Dienel/Carnegie Institution for Science

A agência espacial norte-americana (Nasa) observou pela primeira vez o momento em que uma estrela é “engolida” por um buraco negro supermassivo. No estudo publicado nesta quinta-feira (25) pela revista “The Astrophysical Journal”, cientistas defendem que descoberta é um marco para entender mais sobre este fenômeno.

Segundo os astrônomos, o que o satélite capturou foi a destruição de uma estrela por meio de efeitos gravitacionais – as chamadas “perturbações de maré”, ou da sigla em inglês TDE. O fenômeno ocorre quando as forças do buraco negro supermassivo dominam a gravidade do corpo celeste o despedaçam.

  • Cientistas ‘ouvem’ pela primeira vez o nascimento de um buraco negro
  • A primeira imagem de um buraco negro

De acordo com a pesquisa, a interação que recebeu o nome de ASASSN-19bt, emitiu uma luz que pôde ser identificada pelo TESS. Os cientistas explicam que em uma destruição como esta, parte do material da estrela que é “engolido” pelo buraco negro emite um disco de gás quente e brilhante.

Fenômeno é paradigma

“Apenas alguns TDE foram descobertos antes de atingirem o pico de brilho, e este foi encontrado apenas alguns dias depois que começou a clarear”, celebrou em nota o astrônomo Thomas Holoien, um dos autores do estudo.

Este pesquisador destacou que, por estar dentro da zona de visualização contínua do satélite TESS, o fenômeno pôde ser acompanhado com atualizações quase em tempo real, a cada 30 minutos.

Além disso, explicou que há dados dos últimos meses que podem identificar toda a trajetória do fenômeno e não só o momento de luz, algo que nunca foi feito antes e o que torna a perturbação ASASSN-19bt um paradigma nas pesquisas sobre TDE.

G1
11:35:02

Uma resposta

  1. “Tudo o que Deus criou foi pensando em você, fez a VIA LÁCTEA, fez o dinossauro…” Curiosamente, esta música chama-se “EU TE DEVORO”!

    Ass: O Eldoradense

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a