
Lembram do Rubens Kodama?

No início de junho, encontrei em Presidente Venceslau o coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros, Rubens Massao Kodama, de 71 anos. Muitos podem perguntar: quem é Rubens Kodama?
Trata-se de mais um venceslauense ilustre. Irmão do conhecido Paulinho Issao, Rubens deixou Presidente Venceslau ainda jovem. Naquela época, entre os amigos, era carinhosamente conhecido pelo apelido de “Bebum” — embora nunca tenha sido adepto de bebidas alcoólicas.
Sua trajetória em São Paulo começou em fevereiro de 1975, quando ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. A partir dali, construiu uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público, sem jamais perder os laços com sua terra natal, os familiares e os amigos de infância.
Ao longo de sua vida profissional, exerceu funções de comando em unidades de policiamento da capital paulista, atuou na área de informações da corporação e, posteriormente, integrou o Corpo de Bombeiros, onde alcançou o posto de coronel antes de se aposentar.
Rubens é casado com Miti Matsura Kodama e pai de Ricardo e Renato. A família cresceu com a chegada das noras Nayara e Ingrid.
Antes da carreira militar, também se destacou no esporte. Em Presidente Venceslau, foi atleta da tradicional equipe de basquetebol comandada pelo saudoso professor Marcos Antonio João. Praticou ainda beisebol e futebol de salão, modalidade na qual participou de competições internacionais. Sua dedicação ao esporte lhe rendeu reconhecimento, sendo condecorado como um dos atletas-símbolo da Academia do Barro Branco.
Atualmente, reside no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. Mesmo aposentado da Polícia Militar, continua em plena atividade profissional, atuando como engenheiro especializado em projetos de prevenção e combate a incêndios.
Nos encontramos na Avenida Dom Pedro II, onde ele conversava com o amigo Malaquias. Aproveitamos a oportunidade para colocar a conversa em dia, relembrar histórias e registrar uma fotografia desse encontro.
Um grande abraço ao amigo Rubens Kodama! AMN
STF julga recursos contra responsabilização de big techs
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (10) a análise de recursos apresentados por plataformas digitais contra a decisão que ampliou a responsabilidade das redes sociais por conteúdos ilegais publicados por usuários.
Os recursos foram apresentados por Google e Facebook, que pedem esclarecimentos sobre a aplicação das novas regras e um prazo para adequação às determinações da Corte.
Em decisão tomada no ano passado, o STF considerou parcialmente inconstitucional o Artigo 19 do Marco Civil da Internet, permitindo a responsabilização das plataformas por conteúdos ilegais em determinadas situações.
Pelas regras definidas pelo Supremo, as empresas devem remover, após notificação extrajudicial, conteúdos relacionados a terrorismo, pornografia infantil, tráfico de pessoas, atos antidemocráticos, discurso de ódio, discriminação e induzimento ao suicídio, entre outros. O descumprimento poderá gerar responsabilização por danos causados a terceiros. Agência Brasil.
Poupança registra saldo positivo pela primeira vez em 2026

A caderneta de poupança registrou em maio mais depósitos do que saques pela primeira vez neste ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central. O saldo positivo foi de R$ 2,6 bilhões.
Apesar do resultado, a poupança ainda acumula retirada líquida de R$ 39,1 bilhões nos cinco primeiros meses de 2026.
Atualmente, a rentabilidade da poupança é composta pela Taxa Referencial (TR) mais 0,5% ao mês, já que a taxa Selic está em 14,5% ao ano. Em maio, o rendimento foi de 0,67%, chegando a 8,35% no acumulado de 12 meses. ID
Risco de morte materna cai até 31% entre quem recebe o Bolsa Família

Pesquisas da Fiocruz Bahia apontam que o Programa Bolsa Família contribui para a redução da mortalidade materna e infantil, além da diminuição de doenças e problemas de saúde mental entre os beneficiários.
Segundo os estudos, mulheres atendidas pelo programa apresentaram risco até 31% menor de morte relacionada à gravidez e ao parto. Também foram registradas quedas nos casos de baixo peso ao nascer, partos prematuros e mortalidade infantil.
As pesquisas ainda identificaram menor incidência de doenças como tuberculose, HIV/Aids e hanseníase, além de redução nas taxas de suicídio e de internações por transtornos mentais. Agência Brasil.
TV TEM continua sem sinal aberto da TV Globo em PV

NADA DE SINAL ABERTO DA TV TEM EM PRESIDENTE VENCESLAU
Até a noite de ontem, o sinal aberto da TV TEM ainda não estava disponível em Presidente Venceslau. A emissora continua fora do ar para os moradores que dependem exclusivamente da recepção de canais de televisão por meio de antena UHF.
Desde que assumiu a retransmissão da programação da Rede Globo na região, no ano passado, a TV TEM, sediada em Bauru, ainda não colocou em funcionamento o sinal aberto em algumas cidades do Oeste Paulista.
O problema também afeta os municípios de Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio. Informações obtidas pelo Blog do Toninho indicam que a emissora já possui as outorgas necessárias para operar em Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio. Havia expectativa de que os equipamentos fossem instalados e colocados em funcionamento antes do início da Copa do Mundo, o que ainda não aconteceu.
Em Presidente Venceslau, a estrutura para instalação da antena já foi montada. Técnicos da emissora também realizaram diversas visitas aos locais de retransmissão, inclusive na área da central de torres do DAE (Departamento de Água e Esgoto). Apesar disso, o sinal permanece indisponível.
SINAL ABERTO
O sinal aberto de televisão é transmitido gratuitamente e pode ser captado diretamente pelos aparelhos de TV equipados com antena adequada. Dessa forma, o telespectador não precisa contratar serviços de streaming ou televisão por assinatura para acompanhar a programação.
Outra vantagem é que o sistema permite a utilização simultânea em várias televisões da mesma residência, inclusive em aparelhos mais antigos, sem a necessidade de conexão com internet ou instalação de rede interna.
Em Presidente Venceslau, muitas famílias aguardam com expectativa a chegada do sinal da TV TEM, principalmente para acompanhar a programação da Rede Globo durante a Copa do Mundo, um dos eventos de maior audiência da televisão brasileira. AMN
STJ nega habeas corpus para influenciadora Deolane Bezerra
)
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, o pedido de habeas corpus da influenciadora e advogada Deolane Bezerra, presa desde 21 de maio durante a Operação Vérnix.
A defesa solicitava a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar, alegando que Deolane é mãe e responsável por uma criança de 9 anos. No entanto, a Quinta Turma do STJ entendeu que há indícios detalhados de participação da investigada nos crimes apurados.
A operação, conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de São Paulo, investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital.
Deolane foi indiciada pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Atualmente, ela está detida na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. Agência Brasil.
Denúncias de trabalho infantil crescem 74% na região de Presidente Prudente

O número de denúncias de trabalho infantil na região de Presidente Prudente aumentou 73,9% nos primeiros cinco meses de 2026. De janeiro a maio, foram registrados 40 casos, contra 23 no mesmo período de 2025.
Os dados foram divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) às vésperas do Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Em toda a área de atuação da 15ª Região do MPT, que abrange o interior paulista e o litoral norte, o crescimento das denúncias chegou a 102%, passando de 221 para 448 registros.
Segundo o órgão, o aumento dos casos está relacionado à persistência de uma cultura que ainda naturaliza o trabalho infantil. O MPT reforça que a aprendizagem profissional é uma das principais ferramentas de combate a essa prática, permitindo que adolescentes ingressem legalmente no mercado de trabalho com proteção e garantia dos estudos.
Em ano de Copa do Mundo, a campanha nacional “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e erradicação dessa violação de direitos. O Imparcial.
CCJ retoma votação de PEC que propõe redução da maioridade penal para 16 anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma nesta quarta-feira (10) a análise da PEC 32/2015, que propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.
A votação foi interrompida na terça-feira (9) devido ao início das sessões no Plenário da Câmara. O relator da proposta, deputado Coronel Assis (PL-MT), apresentou parecer favorável ao texto.
Caso seja aprovada na CCJ, a PEC ainda precisará passar por uma comissão especial e ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.
Atualmente, adolescentes entre 12 e 17 anos que cometem atos infracionais estão sujeitos a medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incluindo advertência, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação por até três anos nos casos mais graves. Agência Câmara de Notícias.
Suspeito de envolvimento em assassinato de entregador em MG é capturado em Mirante

A Polícia Civil de Mirante do Paranapanema prendeu dois homens procurados pela Justiça. Um deles, de 21 anos, era investigado por participação em um homicídio ocorrido em Fervedouro (MG), onde um entregador foi morto a facadas após ser atraído para uma emboscada durante uma entrega.
A prisão ocorreu em apoio à Polícia Civil de Minas Gerais, responsável pela chamada Operação Delivery. O suspeito foi encaminhado à Cadeia Pública de Presidente Venceslau e permanece à disposição da Justiça.
Também foi preso um homem de 40 anos, localizado no distrito de Costa Machado. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por condenação definitiva pelo crime de roubo, expedido pela Justiça do Paraná. O Imparcial.
Polícia identifica suspeitos de grupo que compartilhava fotos de mulheres sem consentimento em Adamantina
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/E/k/CAyeHtTyOlO9b4E4lejQ/globo-canal-4-20241022-2000-frame-90765.jpeg)
A Polícia Civil identificou o administrador e outros dois envolvidos em um grupo no Telegram com cerca de 900 integrantes, investigado por compartilhar fotos de mulheres sem autorização em Adamantina.
De acordo com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), 42 das 45 vítimas já foram ouvidas. O inquérito aguarda ainda informações de operadoras telefônicas, laudos periciais e análises dos equipamentos apreendidos.
As investigações apontam que imagens retiradas de perfis públicos eram compartilhadas no grupo, onde participantes faziam comentários ofensivos e produziam conteúdos digitais envolvendo as vítimas.
Os suspeitos poderão responder por crimes como difamação, importunação sexual e divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento. Como parte das vítimas é formada por crianças e adolescentes, também são apuradas possíveis infrações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Justiça já determinou a suspensão do grupo, e as investigações continuam para identificar todos os envolvidos e esclarecer os fatos. G1/ Presidente Prudente e Região.
Casa bomba: Polícia Civil desmantela esquema de armazenamento e distribuição de drogas na região

A Polícia Civil, por meio da 2ª Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Presidente Prudente, desmantelou nesta terça-feira (9) um esquema de armazenamento e distribuição de drogas em Álvares Machado.
Após investigação e monitoramento, os policiais identificaram uma residência no Parque Residencial União utilizada como “casa bomba”, imóvel destinado exclusivamente ao depósito de entorpecentes. No local, um homem de 36 anos foi preso em flagrante.
Durante a ação, foram apreendidos 105 tijolos de maconha, totalizando cerca de 120 quilos da droga, além de porções fracionadas e materiais utilizados para embalagem e preparo dos entorpecentes.
As diligências também levaram os agentes a outro endereço ligado ao suspeito, onde foram encontradas mais porções de drogas prontas para comercialização. No veículo do investigado, apreendido pela polícia, havia ainda R$ 904 em dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, a operação desarticulou um importante ponto de apoio ao tráfico de drogas na região. O Imparcial.
Rodrigo Bocardi volta à TV e comandará novo telejornal do SBT após saída da Globo
)
Rodrigo Bocardi está de volta à televisão aberta. O SBT confirmou nesta terça-feira, 9, a contratação do jornalista para comandar um novo telejornal no fim das tardes, marcando seu retorno à TV após deixar a Globo, em janeiro de 2025.
A novidade foi anunciada por meio de um comunicado enviado à imprensa pela emissora. O projeto será desenvolvido em parceria com o BocaTV, iniciativa digital criada por Bocardi, e promete integrar TV aberta, plataformas digitais e canais FAST (canais de streaming gratuitos) em um formato voltado à informação em tempo real e à participação do público.
Ainda sem título definido, a atração será exibida de segunda a sexta-feira, das 18h15 às 19h45. A estreia está prevista para ocorrer após a Copa do Mundo.
Segundo o SBT, o programa terá foco em jornalismo, prestação de serviço e conteúdos de interesse público, além de apostar na interação com os telespectadores por meio das redes sociais e de diferentes plataformas digitais.
“É uma alegria imensa chegar ao SBT com um projeto inédito no País, que une uma das redes de TV mais queridas dos brasileiros e o BocaTV – um canal que dá voz às pessoas. É inovador. Uma integração forte entre TV aberta, digital e novas plataformas para criar uma conexão jamais vista na relação com o público”, afirmou Bocardi no comunicado divulgado pela emissora. EC
Plano de saúde terá que custear tratamento de mulher atacada por ex-companheiro
A 2ª Vara Cível de Joinville, em Santa Catarina, condenou uma operadora de plano de saúde a custear parte do tratamento domiciliar de uma mulher que sofreu graves sequelas após ser atacada pelo ex-companheiro com ácido e óleo fervente.
A vítima perdeu totalmente a visão e ficou com queimaduras severas, deformidades, dores crônicas e limitações permanentes. Após receber alta hospitalar, ela teve o pedido de atendimento domiciliar negado pela operadora.
Na decisão, a Justiça entendeu que o plano deve fornecer tratamentos considerados indispensáveis, como fisioterapia, terapia ocupacional, acompanhamento psicológico e médico, enfermagem para procedimentos técnicos, curativos complexos, oxigenoterapia, além de equipamentos e insumos necessários.
Por outro lado, o pedido de cobertura integral para cuidadores e enfermagem 24 horas foi negado por falta de comprovação da necessidade. A indenização por danos morais também foi rejeitada. A decisão ainda cabe recurso. IE
Fies abre adesão para instituições de ensino superior no 2º semestre
O Ministério da Educação (MEC) abriu o prazo para que instituições privadas de ensino superior participem do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2026. As mantenedoras interessadas devem realizar a adesão pelo SisFies até as 23h59 do dia 15 de junho.
As instituições deverão informar valores das mensalidades, critérios de reajuste e a oferta de vagas para cada curso, turno e unidade. O edital exige a disponibilização mínima de seis vagas por curso.
Nesta edição, cursos de medicina com desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025 poderão sofrer restrições, incluindo a suspensão da participação no Fies.
O Fies financia cursos de graduação presenciais em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC, priorizando estudantes que ainda não concluíram o ensino superior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161. AB






















