Presidente Venceslau está em situação de emergência por causa do contágio por covid

Início » Blog » Presidente Venceslau está em situação de emergência por causa do contágio por covid

Foi publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico de Presidente Venceslau nesta sexta-feira (28), decreto que dispõe sobre a declaração de situação de emergência na Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau.

A publicação considera que ainda perdura o estado de calamidade pública declarado no decreto municipal 083, de 18 de maio de 2021. Também é citada a extrema necessidade de continuidade do serviço de atendimento básico da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a inexistência de médicos habilitados em processo seletivo para a contratação temporária e suprimento dos cargos vagos.

O decreto considera ainda que nos quadros de pessoal efetivo de médicos da saúde existem cargos vagos e que os preenchidos estão com dificuldades para suprir a necessidade do serviço, além do fato do aumento expressivo de casos de infectados pela disseminação do coronavírus, que atingiu em peso os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

Fica declarada situação de emergência na Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau, em razão da contaminação em massa por coronavírus (covid-19).

Reunião do Comitê de Enfrentamento
Ontem (27), a Prefeitura de Presidente Venceslau recebeu reunião emergencial do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município. O encontro foi feito para discutir novas ações para os próximos dias, diante da alta de casos de coronavírus na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou casos positivos de coronavírus em profissionais de sete setores diferentes. Nesta quinta, a secretaria de saúde estava com médicos contaminados nos ESFs da Morada do Sol, Cecap, Sumaré e dois no Centro de Saúde. Na Vila Luiza, uma médica está de licença-gestante

e na Vicentina uma médica gestante está afastada. “Estamos hoje sem médicos na Atenção Básica. Temos quatro médicos ainda trabalhando em ESFs e temos um no Centro de Saúde. O setor de epidemiologia está fechado, pois as funcionárias estão com covid-19. Os setores de vacina, ginecologia, agendamento da ambulância, fonoaudiologia, laboratório e administrativo também possuem positivados”, informou a secretária Lianir Aguillar.

“Nos ESFs, temos auxiliares de enfermagem e serviços gerais positivados para a covid-19 na Morada do Sol, na Vila Bonfim, Vila Luzia, Vila Carmem e Vicentina. No CEU das Artes temos uma auxiliar de enfermagem, uma enfermeira e um profissional de serviços gerais contaminados”, continuou Aguillar, que informou que todos estes profissionais estão afastados.

Foi definido ontem que o Poder Executivo publicaria um decreto com o objetivo de possibilitar a contratação de profissionais por dispensa para providenciar a substituição de outros funcionários acometidos pela covid-19. A decisão foi tomada diante da inexistência de médicos habilitados em processo seletivo para a contratação temporária.

Outra medida estudada pelo município é desenvolver a criação de um ambulatório em parceria com a Santa Casa de Presidente Venceslau, como forma de evitar a falta de atendimento em unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). Neste cenário, os pacientes da Atenção Básica seriam mantidos no Centro de Saúde, atendidos mediante agendamento, enquanto que casos ambulatoriais seriam destinados para o setor que ainda será montado na Santa Casa.

15:43:21

Uma resposta

  1. Ontem fiz um comentário dobre o Céu das artes e do Centro de Saúde Central, não sabia desse monte de funcionários contaminados; mas mesmo com esse aumento significativo de contágio, a vacina não deve parar, ora separe como foi feito no passado, uma área no estacionamento para crianças, e na calçada para os adultos, vai ocasionar demora no atendimento, mas não vai haver aquele tumulto dentro do posto de saúde.
    Por outro lado, que a atitude tem sido tomada para tentar amenizar o contágio, Zap, Face, Instagram, isso não basta, precisa agir, hoje por exemplo tem várias chácaras, que com certeza estarão lotadas e daqui uma semana, centenas dessas pessoas estarão contaminadas e o pior contaminando quem ficou em casa.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a