População epitaciana reage com o anúncio de realização do carnaval

Início » Blog » População epitaciana reage com o anúncio de realização do carnaval
Prefeitura garante manter distanciamento e uso de máscaras entre os foliões – Foto: Arquivo/Tribo Vibe

Cenários/MS
A decisão da prefeitura de Presidente Epitácio, juntamente com os Conselhos Municipais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico e com o Comitê de Enfrentamento a Covid, de manter o Carnaval neste ano, pegou a população do município de surpresa, que em sua maioria reagiu de forma contrária a realização do evento cultural. Em nota, a prefeitura esclareceu que a decisão foi baseada no atual momento da pandemia do município e que se acaso os casos de agravem ela pode ser reavaliada.

Nas redes sociais a população que se diz contrária ao evento é quase a maioria “Não importa que não tem gente hospitalizada e que as pessoas estão em isolamento domiciliar, como foi divulgado, só leva a sério quando estiver gente morrendo na Santa Casa? Lamentável!”, escreveu um internauta nas redes sociais da prefeitura.

A preocupação da população também é com a quantidade de visitantes que a cidade deve receber nos dias do evento “Vem gente de todo lado, que vão certamente em outros locais na cidade, mercado e demais comércios. Quem garante que estas pessoas vão ser 100% monitoradas? Aí trazem o vírus e nosso sistema público como fica depois? Uma pena a liberação do Carnaval. Momentaneamente vai girar dinheiro mas depois o risco do isolamento e fechamento de tudo irá prejudicar muito nossa cidade, sem dizer o que podemos perder que é nosso bem maior, a vida e a vida de quem amamos”, questionou outra internauta.

Em nota a prefeitura esclareceu que a decisão foi tomada em conjunto com outros órgãos municipais, entidades, membros da sociedade e vereadores. Como base para a tomada de decisão, foram analisados os dados atuais da covid-19. Mesmo com crescimento exponencial de casos que em 10 dias registrou 93 pacientes ativos, a prefeitura se baseou apenas nos casos graves, ou sejam aqueles que ocupam leitos nos hospitais.

“A decisão pela realização do Carnaval no corrente ano, se deu, neste momento, pela análise dos dados da covid no município após as festas de natal e réveillon, em que permanecemos sem internações na enfermaria e com 01 pessoa na UTI, que é residente de outro município” diz trecho da nota oficial da prefeitura.

Entre os obrigatoriedades para os foliões que quiserem curtir a festa no recinto do evento, será necessário apresentação da carteira de vacinação, comprovando estar completo o esquema vacinal – com duas ou três doses, por todos os presentes no evento, sejam membros das agremiações ou munícipes que se deslocarem para acompanhar a realização do Carnaval.

Nos protocolos a serem adotados ainda há obrigatoriedade do uso de máscara e a recomendação para distanciamento em arquibancadas, camarotes e outros locais passíveis de aglomeração. Este ponto gerou muitas dúvidas de como será possível realizar um Carnaval sem aglomeração. Neste sentido a população também não perdoou “Duvido seguirem protocolos… É piada né?”, questionou uma munícipe na rede social da prefeitura.

Para justificar a realização do evento a prefeitura também ressaltou o discurso de fortalecimento da economia “Importante registrar que a decisão pela realização do evento, assim como todas as demais decisões tomadas pela administração nesse período de pandemia, seguiu e seguirá todos os protocolos sanitários, de modo que a nossa Estância Turística consiga realizar com responsabilidade este importante evento que, certamente, abrilhantará nosso Município e marcará um recomeço dos eventos públicos, cancelados desde o inicio do ano de 2020, tal como tem havido com os eventos particulares que, sempre que realizados, fortaleceram e fomentaram a economia local” diz outro trecho da nota.

Por fim, a nota deixa claro que se caso a pandemia se agravar a decisão pode ser reavaliada ” O monitoramento do quadro epidemiológico será diário, de forma que, caso seja constatada piora, poderá e será reavaliada esta decisão com todos os envolvidos, que agiram desde o inicio com responsabilidade nas decisões tomadas e que assim seguirão agindo, pois, o vírus existe e cabe a todos nós, enquanto cidadãos, seguir os protocolos existentes e buscar a vacinação”, finalizou.

16:23:24

2 respostas

  1. Isso vai sobrar para a região toda!!

    Pensem bem, vários Venceslauenses irão para a festa e além de trazerem o vírus para cá, se ficarem doente toda a região é atendida por nossa Santa Casa, ou seja, super lotação de novo.

    Espero que os prefeitos da região de mobilizem e falem com a prefeita de Epitácio sobre como isso pode afetar toda a região.

  2. Que absurdo!!! Não dá nem pra acreditar num absurdo desses!!! Casos de covid aumentando assustadoramente…e o poder público epitaciano autorizando Carnaval? Ridículo.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a