Osvaldo Melo escreve

Início » Blog » Osvaldo Melo escreve

Presidente Venceslau poderia ter uma “Programa de Aquisição de Caixas d’água”
O ex-prefeito de Presidente Venceslau, Osvaldo Melo, fez um observação importante neste texto, em momento oportuno, já que Presidente Venceslau passa por problemas frequentes com a falta de água em diversos bairros. A torneira seca de repente, porque as famílias não têm em sua casa uma caixa d’água de boa litragem, o que seria um estoque que poderia, conforme o consumo, dar um bom refresco nas crises de canos danificados pela cidade ou não bombas que não param de quebrar, que são as principais causas da falta do líquido. Vejam o que diz e propõe o ex-prefeito:

“A observação de fatos repetidos, nos leva a refletir sobre velhos problemas que afligem quase que diariamente parcelas da população que é obrigada a conviver com falta de água em suas residências.

Nada mais desagradável que o cidadão e a dona de casa, voltar de um dia de trabalho e encontrar suas torneiras e as instalações domésticas sem uma gota de água sequer. Isso ocorre principalmente nos bairros populares, nas casas mais humildes, onde as residências ainda são desprovidas de reservatórios de água.

Uma quebra ou avaria no sistema de distribuição de água da Secretaria de Saneamento, afeta imediatamente todas as pessoas nessas condições. São donas de casas que têm interrompidas a preparação de refeições, dos atos de higiene básica de uma casa, crianças por tomar banho, idosos acamados privados da higiene pessoal e um sem números de transtornos que a falta desse bem vital reflete no quotidiano das pessoas.

O que se gasta em improvisações frente a essas emergências, seja no pagamento de horas extraordinárias, deslocamento de caminhões pipas enchendo caixas d’água particulares e outras despesas acessórias decorrentes dessas situações, poderia ser enfrentado de forma mais racional e definitiva,.

Após levantamento feito pelo órgão municipal (Secretaria de Abastecimento), a sugestão de criação através de legislação própria de um Programa de Fornecimento e Instalação de reservatórios em 100% das residências ligadas a rede pública de distribuição de água do município.

Não se trata aqui de fazer doações de caixas d’água, mas sim através de um fundo de recursos vinculados a secretaria municipal, para famílias que se encontrem nessa situação possam prover a instalação de esse acessório essencial para o conforto e saúde de suas famílias.

O preço desses equipamentos em lojas de materiais de construção oscilam entre R$ 225,00 (500 litros) e R$ 350,00 (1.000 litros), valores perfeitamente razoáveis e que poderiam ser ajustados e financiados às pessoas nessas condições de dificuldade de acesso à água potável em suas residências.

O acesso a água é um direito humano fundamental, mas para que se torne efetivo e todos possam usufruir desse bem vital, é necessário a adoção de politicas públicas afirmativas que eliminem essas barreiras e desigualdades. A falta d’água por inexistência de reservatórios domiciliares tem afetação direta no bem estar e na saúde da população que vive nessas condições”

Osvaldo Melo, é ex-prefeito e atual vice-prefeito de Presidente Venceslau.

 

3 respostas

  1. A ideia é muito boa, porém eu não entendo por que o vice prefeito não se movimenta para fazer a ideia tornar-se realidade.
    Tenho um ótimo relacionamento com o Vice Prefeito, mas sinceramente não sei o que ele faz para honrar o salário que ganha.

  2. Venceslauense desatento! Você já diz não sabe o que ele faz? então procure saber antes de dizer abobrinhas! A ideia é brilhante e só poderia ser do grande Osvaldo Melo parabéns!!
    #eusouLula #LulaLivreJá LulaInocente

    1. Você só pode ser analfabeto, eu fiz uma pergunta, por que o vice prefeito não procura um meio de conseguir implantar essa ideia!!!!!!

      Eu não critiquei a pessoa, eu quis dizer para o vice prefeito fazer seu papel de político experiente que é e honrar seu salário e cargo, tem o dever de tentar implementar uma ideia boa como essa.

Agropecuária-COnfiança-1