Conheça a história da “Árvore da Baatian Laura”

Início » Blog » Conheça a história da “Árvore da Baatian Laura”
Vejam a Beleza das Copas da Árvore, verdes e com flores o ano inteiro

A linda história da Árvore da Baatian Laura
Esta linda árvore que estamos mostrando em nossa matéria não comum no Brasil, muito menos nesta região do Estado do São Paulo. Pois, é! Seu nome científico é Cordia Sebestena da família Boragináceas e gênero Cordia, originária da península de Yucatán no Mexico conhecido popularmente como Ciricote del playa  e se encontra também no sul da Flórida nos Estados Unidos conhecido como Geiger tree.

Estes são seus frutos

Mas porque a linda história da árvore da Baatian Laura?
Há algum tempo dá para ver poucos exemplares desta árvore em Presidente Venceslau. Tem porte elegante, flor bonita e frequente e frutos parecidos com jambo. Numa viagem a Cancun, o casal Roberto Nakata e Rose com os dois filhos, observaram com detalhes esta linda árvore no Jardim do Resort Grand Oasis Cancun e notaram que a mesma tinha sementes. A beleza da vegetação fez que se lembrassem no “dedo verde” da Baatian Laura e resolveram então trazer cinco sementes para o Brasil, mais propriamente Presidente Venceslau.

Cachos de flores chamam a atenção das pessoas que querem replantá-la

Dizíamos de “Dedo Verde” pela facilidade que ela tinha em fazer germinar as sementes e qualquer mudas que se dava, e adorava flores das mais simples até as mais exóticas. Baatian Laura era uma amante desta arte e fez que duas daquelas cinco sementes germinassem e se transformassem em belas árvores à frente da casa de Roberto e Rose.

Ultimamente, Roberto Nakata tem notado que a árvore está se espalhando pela cidade e muita gente passa pela rua e pega suas sementes no chão, tentando o seu plantio. Alguns exemplares germinaram e já fazem parte da paisagem da cidade. Quando passam e notam a presença de algumas delas pensam ou falam – Olhem lá a árvore da Baatian Laura!

Os beija-flores a sobrevoam o dia inteiro.

Roberto Nakata, saudoso pela mãe Laura que já faleceu, estudou sobre a planta e descobriu que existem várias espécies sobre a mesma, a sebestena , boissieri,  myxa e dodecandra.

Sobre seus dotes medicinais ou de gastronomia, os frutos da Árvore da Baatian Laura, são comestíveis depois de um processo próprio de cozimento e frequentemente consumidos por católicos mexicanos no período de novenas. Da casca de seu tronco se faz xarope para resfriados.

Conforme as fotos que fizemos, da para apreciar a beleza da árvore, que se mantém verde e florida o ano inteiro. Presidente Venceslau ganhou pela lembrança do Dedo Verde de uma avó querida, a “Árvore da Baatian Laura”, mas não pensem que é só a família do Dr. Nakata e os amantes do verde que adoram estes exemplares, também os beija-flores se deliciam o tempo todo com as flores sempre presentes nas galhadas.

14:35:48

Uma resposta

  1. Legal.
    Sabado passado enquanto era lavado o carro, questionava com o pessoal do posto sobre esta arvore aqui na Av. Inajar de Souza. Ninguem do posto soube dizer o nome, porem, alguns funcionarios disseram que, muitas pessoas levam suas frutas nao sabem para qual finalidade, tambem nao.

Agropecuária-COnfiança-1