Colômbia descriminaliza aborto até 24ª semana de gestação

Início » Blog » Colômbia descriminaliza aborto até 24ª semana de gestação

Em uma votação histórica, os magistrados da Corte Constitucional da Colômbia, o mais alto tribunal do país sul-americano, descriminalizaram o aborto até as primeiras 24 semanas de gravidez.

Antes da inédita decisão, o aborto só era permitido em solo colombiano em algumas situações, como em estupro ou incesto, se a saúde da mãe estivesse em risco em virtude da gravidez ou se o feto apresentasse malformações graves que não permitissem sua vida.

Os juízes, no entanto, explicaram que após os seis primeiros meses de gestação, as regras que entrarão em vigor serão as que já estavam previstas antes da votação.

A Corte instou o Congresso e o governo a estabelecer “no menor tempo possível” uma “política pública abrangente que evite amplas margens de desproteção à dignidade e aos direitos das mulheres grávidas”.

“Após o direito ao voto, essa foi a conquista mais importante para a vida, autonomia e realização plena e igualitária das mulheres”, escreveu a prefeita de Bogotá, Claudia López.

Vários manifestantes contrários e a favor do aborto se reuniram em diversos pontos da capital colombiana, principalmente nas proximidades do tribunal.

Ansa
11:00:02

4 respostas

  1. Absurdo!!!
    Além de burros, desumanos.
    Embora a minha formação seja outra, mas em processo que tramitou aí mesmo em Venceslau, uma psicóloga daí, de competência extrema e trabalho irretocável, realizou estudo psicossocial em uma mulher que passou por um trauma quando grávida de seu filho (hoje com 28 anos), e a então criança, ao ser examinada, respondeu aos mesmos estímulos de quando tinha dois meses de gestação, ou seja, que o canal psíquico entre mãe e filho (díade) já estava formado, lembrando que o sistema nervoso se forma com 03 semanas (diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso) ou menos, ou seja, consciência e vida pouco depois da concepção.
    Na 24º semana (seis meses de gestação), o feto já pisca os olhos, já faz movimento de deglutição…
    Não tenho dúvidas de que essa decisão é imoral e criminosa.
    Se estendido o raciocínio, o homicídio também deve ser descriminalizado.
    Em, no máximo, 115 anos, toda a população do mundo terá se renovado integralmente. No caso, o homicida que cometa o crime hoje estaria, apenas, abreviando o tempo restante de qualquer pessoa, como precocemente se faz com a “quase criança” com 24 semanas de gestação.
    Que o Brasil se previna contra essas malditas decisões.

    1. O que você bebeu para pensar de maneira tão estúpida assim??

  2. Enquanto isso o Brasil sempre atrasado, colocando os pensamentos religiosos na frente.

    Totalmente a favor do aborto com acompanhamento médico adequado.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a