Cavalo abandonado no Residencial Azenha

Início » Blog » Cavalo abandonado no Residencial Azenha
Foto feita no horário do almoço desta sexta-feira por um morador do Residencial Azenha.

Este cavalo se encontra abandonado no Residencial Azenha. O animal perambula pela ruas e se alimento de plantas tipo pastagem nos terrenos baldios. Em algum dias passa o dia inteiro sem água. É necessário que alguma pessoa tenha piedade e leve a água para que possa matar a sede. Estamos postando a denúncia que está sendo feita por moradores do local e ao mesmo tempo pedimos providências junto às autoridades responsáveis. O dono do precisa ter ciência de que não se faz isso com um animal, mesmo ele esteja envelhecendo.

Abandonar animais é crime previsto em Lei
Por Alex Natalino

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

Os principais motivos do abandono de animais são: rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pelos, entre outras causas.

Por isso é importante que o indivíduo tenha a consciência de que ao adquirir um animal de estimação, deverá assumir uma “guarda responsável”, que consiste em planejar e tomar alguns cuidados necessários e obrigatórios para manter seu pet saudável e feliz. Entre eles, destacamos os seguintes:

– conhecer tempo médio de vida do bicho; haver concordância da família pela sua presença; pensar em locais para ele ficar nas férias ou feriados prolongados; conhecer características da raça (tamanho, costumes, personalidade etc.); mantê-lo dentro de casa e jamais solto na rua; fazer passeios diários e frequentes com coleira por alguém que possa contê-lo; cuidar da sua saúde física e psicológica; fornecer abrigo, espaço e alimentação adequados; manter vacinas em dia; levá-lo regularmente ao veterinário; dar banho, higienizar e escovar o pelo; oferecer carinho e atenção; educar ou adestrar; recolher e jogar fezes em local apropriado; identificá-lo com placas e registrar no CCZ; castrar para evitar crias indesejadas e adotar animais de abrigos públicos ou privados em vez de comprar.

“É muito comum o abandono de animais no município”, revelou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Embu das Artes, Raquel Abambres. “E os cães e gatos das ruas são jogados lá pelos próprios donos, depois de criados, pois os filhotes, vulneráveis a doenças ou atropelamentos, não sobrevivem nem crescem sozinhos nessas circunstâncias”, completou.

Para se ter uma ideia, em 2015, o CCZ Embu das Artes recebeu 1.093 ligações de pessoas interessadas em se livrar de seu cão ou gato. Neste ano, até setembro, registrou-se 678 contatos. O CCZ sempre procura ajudar aos que querem doar seus pets, divulgando e compartilhando fotos e informações no blog Amicão do Embu e nas redes sociais, onde também há matérias e dicas. Outra indicação do CCZ é a castração, como condição facilitadora para adoção. Aos animais ferozes, o órgão recomenda a procura de adestradores profissionais para acalmá-los.

Lembrando que desde 2008, no estado de São Paulo, os centros de controle de zoonoses, canis municipais e congêneres “não” podem praticar a eutanásia de animais, como determina a Lei 12.916/08. A entidade também “não” é responsável pelo recolhimento ou acolhimento de animais, exceto em casos que apresentem sintomas de doenças como raiva ou leishmaniose.

15:08:04

Uma resposta

  1. MEU DEUS, CADE O DONO DESSE ANIMAL!
    ANIMAL, PORQUE VOCE DEIXA O OUTRO ANIMAL SOLTO?
    VOCE ANIMAL, TEM QUE FICAR UNS DIAS SEM COMIDA E AGUA.
    POR NADA SE DEVE DEIXAR UM ANIMAL POR CONTA DOS OUTROS, POR FAVOR BUSCA SEU ANIMAL.
    VOÇE PODE IR PRESO A QUALQUER MOMENTO, SEU ANIMAL!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a