6 Benefícios da Ashwagandha: da Memória à Fertilidade Masculina

Início » Blog » 6 Benefícios da Ashwagandha: da Memória à Fertilidade Masculina

Você já ouviu falar da ashwagandha? Trata-se da planta Withania somnifera, também conhecida como ginseng indiano ou cereja de inverno. É usada a milênios na medicina Ayurvedica, a medicina tradicional indiana.

E mais recentemente, a ciência tem descoberto inúmero benefícios dela para a sua saúde. Quer conhecer um pouco mais? Então confira estes incríveis poderes:

6 benefícios da ashwagandha

1 – Redução de estresse e melhora da memória

Em situações de estresse, o fluxo de oxigênio e nutrientes ao cérebro se reduz, comprometendo o metabolismo cerebral e consequentemente a memória. A ashwagandha lhe ajuda nesse sentido por auxiliar na redução dos níveis de cortisol em situações estressantes.

2 – Combate aos sintomas da fibromialgia

Nesses casos, a ashwagandha pode atuar como um tônico adaptogênico. Nos pacientes com fibromialgia, o eixo adrenal-pituitária-hipotalamino (HPA) funciona de forma anormal: o hipotálamo e a pituitária hiperreagem, e a adrenal não responde como deveria. Isso causa a chamada exaustão de glândula adrenal, que pode ser revigorada com este fitoterápico. Além da ashwagandha, outras opções são o ginseng coreano e o eleuthero.

3 – Ashwagandha e fertilidade masculina

Estudos indianos demonstram que a ashwagandha pode auxiliar na fertilidade masculina. Os pesquisadores analisaram o impacto do fitoterápico em homens inférteis e descobriram que ele melhorou a mobilidade e concentração do esperma. Houve também aumento do perfil antioxidante do sêmen e dos níveis de testosterona.

4 – Mais calma, clareza mental e bem-estar

A planta regula certos neurotransmissores, como a importante serotonina. O resultado é uma indução natural de calma, clareza mental, energia e resistência. A redução do hormônio do estresse, o cortisol, também está relacionada a essa melhora do bem-estar geral.

5 – Melhora dos sintomas de dores articulares e artrite

Em uma pesquisa, 60 voluntários foram divididos em diferentes grupos. Alguns tomaram ashwagandha, enquanto outros receberam um placebo. Após 12 semanas, os que tomaram a erva tiveram significativamente menos dor de acordo com três diferentes testes de pontuação de dor.

6 – Músculos mais fortes e tonificados com ashwagandha

A ashwagandha eleva DHEA, hormônio da energia, que é precursor da testosterona, causando o efeito anabólico. Dessa forma, você ganha uma ajuda extra para manter os seus músculos fortes e tonificados.

Os antigos indianos estavam certos. É uma super planta! Por fim, uma dica importante que não pode faltar: não tome nada por conta própria, mesmo se tratando de um fitoterápico natural. Seu médico poderá lhe indicar a forma de uso, de acordo com suas necessidades. Converse com ele antes de qualquer decisão. E Supersaúde!

Dr. Rondó
14:00:03

Uma resposta

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a