UE pode antecipar aprovação de vacina da Biontech/Pfizer

Início » Blog » UE pode antecipar aprovação de vacina da Biontech/Pfizer

Pressionada pelo início da vacinação no Reino Unido, nos EUA e no Canadá, a agência de medicamentos da União Europeia (EMA) pode antecipar a aprovação do imunizante anti-Covid da empresa alemã Biontech e da multinacional americana Pfizer.

No início de dezembro, a EMA havia dito que daria uma resposta sobre a vacina até o dia 29 deste mês, mas informações de bastidores obtidas pela ANSA apontam para uma decisão antes do Natal.

Já o tabloide alemão Bild, citando fontes de Berlim e Bruxelas, diz que a autorização pode chegar em 23 de dezembro. O jornal afirma que a chanceler Angela Merkel lidera a pressão na UE para a EMA agilizar o registro da vacina da Biontech/Pfizer, a primeira aprovada no Ocidente para conter a pandemia.

O Reino Unido iniciou seu programa de imunização no último dia 8, enquanto EUA e Canadá começaram em 14 de dezembro, mas os países da UE, até o momento, planejam dar o pontapé de partida na campanha de vacinação apenas em janeiro.

“Todos os dados da Biontech estão disponíveis, Reino Unido e Estados Unidos já deram sua aprovação. A revisão dos dados e a aprovação da EMA precisam ocorrer o quanto antes”, disse o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, no último domingo (13).

Ansa
09:50:21

Agropecuária-COnfiança-1