Suspeito de assalto morto em Araçatuba era integrante do PCC, diz promotor

Início » Blog » Suspeito de assalto morto em Araçatuba era integrante do PCC, diz promotor

Matéria de Herculano Barreto Filho
Do UOL, em São Paulo


Suspeito de integrar a quadrilha que assaltou três agências bancárias em Araçatuba (SP) na madrugada de ontem, Jorge Carlos de Mello, morto na ação, fazia parte do PCC (Primeiro Comando da Capital). A informação foi confirmada ao UOL pelo promotor de Justiça Lincoln Gakiya, um dos maiores especialistas no combate à facção criminosa.

O ataque aos bancos, o mais violento do tipo nos últimos dois anos segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, terminou com outros dois mortos — os moradores da cidade Renato Bortolucci e Márcio Victor Possa da Silva — e mais quatro feridos.

Jorge Carlos de Mello, 38, estava em liberdade desde 27 de março de 2017, quando deixou a penitenciária de Mirandópolis, no interior de São Paulo. “Ele era do PCC e com função importante na rua. Era um dos integrantes do que denominam de ‘raio-X’. Integrava um grupo da facção responsável por fiscalizar as ações do tráfico para depois repassar as informações à cúpula” diz Lincoln Gakiya.

Com extensa ficha criminal e sete passagens pelo sistema carcerário, ele respondeu por crimes como tráfico de drogas, roubo, receptação, violência doméstica, jogos de azar, lesão corporal e até estupro. O UOL não localizou os advogados de Mello. Até o momento, foram confirmadas quatro prisões: um casal capturado em Araçatuba, um suspeito baleado em confronto e um homem detido na capital paulista por suspeita de ter participado do planejamento do crime. A identidade deles não foi revelada pela Polícia Federal, que investiga o caso.

As aulas estão suspensas e parte do comércio está fechado em Araçatuba. Após o assalto, houve reforço no patrulhamento nas rodovias nas imediações da cidade. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) localizou 93 explosivos usados na ação —parte dos artefatos já foi desativada pelo Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

16:01:30

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a