Super Alvinho: menino de 7 anos, morador da Maré, criou jogo após curso da Universidade Harvard

Início » Blog » Super Alvinho: menino de 7 anos, morador da Maré, criou jogo após curso da Universidade Harvard
Adriano Álvaro coleciona 41 certificações, incluindo seis cursos agrícolas do Sebrae
Adriano Álvaro coleciona 41 certificações, incluindo seis cursos agrícolas do Sebrae — Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

Mudar o mundo e acabar com a fome são os sonhos de Adriano Álvaro Melo, de 7 anos, um menino com altas habilidades que vive no Complexo da Maré. Fã de super-heróis, realizou o desejo de se tornar um, o “Super Alvinho”. Isso graças ao primeiro jogo desenvolvido por ele após realizar um curso on-line da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Em inglês, idioma que aprendeu sozinho por um aplicativo, conta a história de um extraordinário cientista. “Agora posso usar os meus superpoderes para aprender mais. Quero construir robôs agrícolas e fazer pesquisas para melhorar a produção e distribuição de alimentos no mundo”, diz Super Alvinho no jogo. O interesse pela agricultura surgiu durante viagem para visitar familiares em Santana do Manhuaçu (MG).

— Quando eu crescer, quero trabalhar tanto com agronomia quanto com robótica. A junção dos dois pode fazer com que eu acabe com a fome. Passar fome deve ser horrível — diz.

O garoto coleciona 41 certificados, incluindo seis cursos agrícolas do Sebrae. Um deles tem 32 horas e foco no “jovem empreendedor no campo”. Enquanto isso, o resto da carga horária é voltada para programação, inglês, xadrez e robótica. Dias atrás, Álvaro palestrou pela primeira vez na Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante evento sobre Pedagogia Social, o pequeno gênio contou sua trajetória.

O curso da Universidade de Harvard é gratuito, mas o certificado de conclusão custa U$ 299 — cerca de R$ 1,5 mil. Sem condições de arcar com o valor, Álvaro conseguiu uma bolsa pelo programa de assistência da instituição, voltado para alunos de baixa renda. Para conseguir a oportunidade, o menino teve que responder em inglês qual era a situação financeira da família e como aproveitaria o curso dentro de seus objetivos de vida.

As aulas tiveram duração de três semanas, todas em inglês. Apesar de não exigir uma idade específica, o curso é indicado para quem tem mais de 8 anos.

A suspeita de que a criança poderia ter uma facilidade incomum para aprender surgiu aos 3 anos. Segundo a mãe, Priscilla de Melo, a iniciativa de ingressar na creche partiu do próprio Álvaro.

A bióloga explica que o filho se decepcionou por não adquirir tanto conhecimento quanto esperava. Na pandemia, com apenas 4 anos, ele estava começando a ler e a escrever através do aplicativo GraphoGame, do MEC, indicado para crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

— Começamos a notar que ele realmente tinha um aprendizado fora da realidade de sua faixa etária e realizamos o teste de altas habilidades. Na época, eu precisei fazer uma vaquinha porque custou R$ 3 mil e eu não tinha condições de pagar — explica Priscilla. Extra

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a