Suíços fazem funeral em montanha para geleira que derreteu

Início » Blog » Suíços fazem funeral em montanha para geleira que derreteu

Inspirada na ação feita na Islândia há algumas semanas, a Suíça realizou no domingo (22) um funeral simbólico pelo desaparecimento de uma das geleiras mais estudadas do mundo, a Pizol, em consequência dos efeitos do aquecimento global.

Cerca de 250 pessoas, algumas vestidas de preto, se reuniram após duas horas de trilha pela antiga geleira, localizada perto de Liechtenstein e da Áustria, a 2.700 metros de altitude.

“Viemos aqui para dizer ‘adeus’ ao Pizol,” declarou Matthias Huss, glaciologista da Escola Politécnica Federal de Zurique. O pároco de Mels, a comuna onde a geleira ficava, pediu a ajuda de Deus para superar o enorme desafio das mudanças climáticas.

A cerimônia ocorreu na véspera da reunião especial da ONU sobre o clima, que ocorre nesta segunda-feira (23) em Nova York. Vários chefes de Estado comparecerão para reforçar seus compromissos em limitar o aquecimento do planeta a até 2ºC em relação ao período pré-industrial.

Na Suíça, a montanha Pizol “perdeu tanto de sua essência que, do ponto de vista científico, não é mais uma geleira”, explicou à AFP Alessandra Degicomi, da Associação Suíça para a Proteção do Clima, uma das ONGs que organizou o velório.

G1
10:05:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a