Sem acesso à saúde dental, milhões de americanos vivem com dor de dente

Início » Blog » Sem acesso à saúde dental, milhões de americanos vivem com dor de dente
Dentista Chaina Cooper na clínica de Bread for the City em Washington, D.C. – AFP

Gengivas inflamadas, dentes cariados, pacientes com dor, e crianças que não se atrevem a sorrir: essa é a rotina de Roslyn Kellum, uma dentista itinerante que viaja pelos Estados Unidos atendendo dezenas de milhares de pessoas que não podem pagar por seus cuidados dentários.

“Eles têm que escolher entre tratar seus dentes e pagar suas contas, sua gasolina, comida, ou aluguel”, conta Kellum, diretora da Mission of Mercy, uma organização cristã beneficente que fornece atendimento médico e dental gratuito a americanos desfavorecidos em vários estados.

O plano de gasto social maciço do presidente Joe Biden, nomeado “Reconstruir melhor” (no original, “Build Back Better”), incluía inicialmente o reembolso dos cuidados dentários aos beneficiários do programa de saúde pública Medicare, destinado aos idosos e a pessoas com deficiência.

A proposta foi, no entanto, removida do plano, devido à resistência da oposição republicana e de alguns legisladores de seu próprio Partido Democrata, que pressionaram para reduzir o valor da iniciativa até US$ 1,75 trilhão.

AFP
11:10:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a