SAÚDE Variante delta não causa quadros mais graves de covid-19 em crianças, diz CDC

Início » Blog » SAÚDE Variante delta não causa quadros mais graves de covid-19 em crianças, diz CDC

Em comparação com outras variantes, a variante delta não causa quadros mais graves de covid-19 em crianças. Nesta sexta-feira (3), o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, divulgou dados que mostram que a chegada da nova forma do vírus não representou um aumento no número de quadros graves entre os pequenos.

A agência de saúde levantou informações de pacientes internados por covid-19 em 14 estados do país. Foram comparados dados de março a junho de 2021 e de junho ao fim de julho, quando a variante delta se tornou dominante nos EUA.

Num geral, a taxa de hospitalização de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos aumentou cinco vezes nesse período. Mas a proporção de crianças e adolescentes com quadros graves “foi parecida antes e depois da fase em que a delta era dominante”, diz o relatório.

“Embora estejamos vendo mais casos em crianças e mais casos gerais, esses estudos demonstraram que não houve aumento da gravidade da doença em crianças”, disse Rochelle Walensky, diretora do CDC, em entrevista coletiva.

O levantamento também mostrou que a vacina tem funcionado para proteger os adolescentes contra a nova variante. As taxas de hospitalização entre a população de 12 a 17 anos foram menores entre aqueles que já haviam sido imunizados. Nos EUA, assim como no Brasil, os adolescentes com mais de 12 anos podem receber duas doses da Pfizer.

“O que fica claro nesses dados é que a cobertura vacinal em nível comunitário protege nossos filhos. À medida que o número de casos de COVID-19 aumenta na comunidade, o número de crianças adoecendo, precisando ir ao pronto-socorro e sendo internadas no hospital também aumentará. Sabemos o que precisamos fazer para proteger nossos filhos: vacinar-se, usar máscaras e seguir as orientações do CDC”, disse Walensky.

A variante delta e as crianças
Embora a variante delta seja mais transmissível do que o vírus original, descoberto em Wuhan, na China, o seu comportamento não parece afetar especificamente os pequenos, nem é mais letal. “Não há nenhum indício até o momento que ela seja mais letal em qualquer grupo etário, inclusive nas crianças. Ela demonstrou mais transmissibilidade. E quanto mais transmissível, maior o número de casos, mais hospitalizações e mortes, mas não há nenhuma particularidade dessa variante com crianças e adolescentes, e nem em outros grupos no que diz respeito à sua letalidade”, afirma o médico Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O pediatra e neonatologista Dr. Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria (AAP), aponta que a variante delta é 75% mais infectante que a primeira variante, de Wuhan, mas reforça que ela não tem perspectiva de maior gravidade nem maior letalidade, além de ter boa evolução, em geral, em crianças. “Não se pode falar que a variante afeta mais as crianças. Isso é um erro de conceito. O que acontece é que as crianças, como não estão vacinadas, podem contrair todas as cepas de covid, inclusive a variante delta”, explica.

Isso não significa, porém, que é hora de baixar a guarda. Pelo contrário. Os cuidados no combate a essa – e qualquer outra – variante devem ser, segundo especialistas ouvidos pela CRESCER, os mesmos de sempre: o reforço das medidas de higiene, máscara (que deve ser estimulada em crianças a partir dos 2 anos), distanciamento e, claro, agilidade na vacinação. “A forma de prevenção à variante delta não muda, continuam valendo as mesmas medidas que já usamos até aqui”, explica o infectologista e pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP.

Crescer
12:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a