Rússia nega avanços em negociações com Ucrânia

Início » Blog » Rússia nega avanços em negociações com Ucrânia

O governo da Rússia minimizou nesta quarta-feira (30) os resultados das negociações com a Ucrânia na Turquia e disse que ainda não é possível comemorar avanços nas tratativas.

As declarações chegam um dia após as delegações de Kiev e Moscou, reunidas na cidade turca de Istambul, terem dado os primeiros passos concretos na direção de um possível entendimento, hipótese que ainda é vista com ceticismo por todas as partes.

“Não podemos dizer que houve algo muito promissor ou qualquer avanço. Ainda há muito trabalho a ser feito”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em um briefing com a imprensa nesta quarta.

No entanto, ele afirmou ser “positivo” que a Ucrânia tenha colocado suas demandas no papel. “Estamos cuidadosamente evitando fazer comentários sobre os temas. Acreditamos que as negociações devem ocorrer em silêncio”, acrescentou Peskov.

A delegação ucraniana apresentou uma proposta por escrito que garante sua “neutralidade”, ou seja, o compromisso de não ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e seu status de país “desnuclearizado”.

Em troca, o país cobra o aval da Rússia à sua candidatura a membro da União Europeia e a instituição de um mecanismo internacional de garantias de segurança similar ao artigo 5 da Otan, que determina que um ataque a um integrante da organização deve gerar uma resposta conjunta da aliança.

Ansa
10:10:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a