Quarentena atinge indústrias da região e preocupa setor

Início » Blog » Quarentena atinge indústrias da região e preocupa setor

“Concederemos férias coletivas por 20 dias a partir de 1º de abril para todos os nossos colaboradores do setor de produção. Evidentemente que temos interesse em manter os empregos, mas dependerá da extensão do impacto que o coronavírus causará na economia do país”, informou o gerente da Asteca Hinomoto, empresa prudentina do ramo de bebidas e alimentos, Gildo Ozaki. A fala demonstra a dificuldade e preocupação do setor industrial com a crise de saúde pública que o mundo enfrenta, visto que a paralisação de cerca de 100 funcionários nunca antes, em 73 anos de história, ocorreu.

Outra empresa do distrito industrial de Presidente Prudente, a Eros, indústria de alto-falantes, já suspendeu as atividades da produção, mantendo apenas um funcionário relacionado à comercialização, e outros para assistência e suporte técnico, como explica o gerente de vendas Luís Oliveira.  “Fomos obrigados a entrar em recesso, nos impactou 100%, já que trabalhamos com lojistas e todos estão parados”, enfatiza. A Eros concedeu folga de 15 dias para os funcionários, visto que estavam acumuladas desde dezembro. Para quando os dias terminarem, Luís afirma que ainda não foi informado de planejamentos.

O diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)/Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em Prudente, Wadir Olivetti Junior, 50 anos, afirma que a queda na produção das indústrias regionais chega a 40% e tende a piorar. “O que ocorre com a indústria é que ela depende do consumo e do comércio para fabricar os produtos”, pontua.

“Olhando um panorama geral, tenho certeza que não estamos nem próximos ao ápice e os reflexos ainda vão acontecer. A continuidade da quarentena, da maneira que vem sendo feita, vai contribuir para a piora exponencial da situação”, revela Wadir. “Muitas empresas serão obrigadas a demitir e, por vezes, não terão condições, sequer, de pagar os direitos”, supõe.

O Imparcial
10:40:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a