Propostas da CPI da Covid-19 não avançam no Senado

Início » Blog » Propostas da CPI da Covid-19 não avançam no Senado

Mais de um mês e meio após o fim da CPI da Covid-19, os projetos propostos no relatório final aguardam nas gavetas do Senado pelo início da tramitação na Casa. Desde o fim de outubro, quando a CPI se encerrou, poucas matérias relacionadas aos pleitos da comissão que investigou atos e omissões do governo federal em relação à pandemia foram votadas.

Além da criação da frente parlamentar Observatório da Pandemia, apenas três projetos ligados à CPI tiveram andamento. Os senadores aprovaram e enviaram à Câmara dos Deputados a proposta de criação de um Dia Nacional de Homenagem às Vítimas da Covid-19, previsto anualmente em 12 de março. Há também a criação de um memorial no Congresso dedicado às vítimas da doença e do piso salarial nacional para os trabalhadores da enfermagem.

Apesar de aprovado e já ter seu projeto arquitetônico autorizado pela Casa, o memorial, que instalará 27 pedras para homenagear as vítimas de cada unidade da federação, não começou a ser construído. Na condição de anonimato, fontes ligadas à CPI consultadas pela reportagem afirmam que o início da construção depende apenas do “o.k.” da presidência do Senado. Até a última atualização deste texto, a assessoria do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não havia se manifestado.

R7 verificou que as 17 propostas legislativas que constam no relatório da CPI da Pandemia seguem sem relatoria. Destas, três nem sequer tiveram seu primeiro despacho publicado até a tarde de sexta-feira (10). As demais foram encaminhadas para as comissões para a primeira análise antes do plenário, apenas a partir desta semana.

R7
09:50:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a