Professor esquerdista Pedro Castillo é declarado presidente eleito do Peru

Início » Blog » Professor esquerdista Pedro Castillo é declarado presidente eleito do Peru

O professor esquerdista Pedro Castillo foi proclamado nesta segunda-feira (19) o presidente eleito do Peru, após seis semanas de uma ferrenha disputa eleitoral em que sua adversária de direita, Keiko Fujimori, acusou um fraude no processo.

“Eu proclamo José Pedro Castillo Terrones presidente da república”, disse Jorge Luis Salas, presidente do Júri Eleitoral Nacional (JNE), em uma breve cerimônia virtual, depois que este órgão terminou de resolver inúmeros desafios e apelações de Fujimori.

“Em nome da minha família quero saudar as autoridades eleitorais […], saudar também os partidos políticos que participaram desta festa democrática”, disse Castillo, 51, após a proclamação perante centenas de simpatizantes reunidos na sede do seu partido, o Peru Libre, em Lima.

Quatro anos depois de deixar o anonimato ao liderar uma greve dos professores, Castillo deve assumir as rédeas do país em nove dias, embora, com seu partido como a primeira minoria em um Congresso fracionado, ele deva buscar acordos para acabar com a instabilidade do últimos cinco anos.

“Trago um coração aberto para cada um de vocês, aqui neste peito não há ressentimento”, afirmou, referindo-se aos duros ataques que recebeu dos adversários.

Castillo também estendeu a mão para seu rival. “Eu convido a Sra. Keiko Fujimori […] para fazer o país avançar”, declarou.

AFP
09:50:01

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a