Produção industrial supera expectativas para novembro, diz CNI

Início » Blog » Produção industrial supera expectativas para novembro, diz CNI

A produção industrial em novembro foi mais intensa do que o comum para o mês. O índice foi 50,9 pontos. Desde 2010, início da série histórica, essa é a terceira vez que ele fica acima dos 50 pontos. As informações são da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (19). Os indicadores variam de zero a 100 pontos. Quando estão acima dos 50 pontos, mostram aumento da produção e do emprego.

Segundo a CNI, o índice de número de empregados alcançou, pela primeira vez, 50 pontos em novembro, sinalizando estabilidade frente a outubro. De acordo com a Sondagem, o crescimento da produção e a estabilidade do emprego não são comuns na passagem de outubro para novembro.

Marcelo Azevedo, economista da entidade, explica que em novembro é comum ter queda na atividade industrial frente a outubro devido ao desaquecimento da produção para as vendas de Natal. “No entanto, a recuperação da demanda neste fim de ano trouxe aumento da atividade para atender ao mercado”, complementa.

Conforme o levantamento, a ociosidade da indústria continua em queda. O uso da capacidade instalada foi de 70% em novembro, o maior percentual para o mês em quatro anos. O índice de utilização da capacidade instalada efetivo em relação ao usual para o mês atingiu o maior patamar desde outubro de 2013.

Estadão Conteúdo
12:20:03

Agropecuária-COnfiança-1