Problemas no olfato e no paladar por Covid afetam pessoas ao redor do país

Início » Blog » Problemas no olfato e no paladar por Covid afetam pessoas ao redor do país
Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

A farmacêutica Vanessa Santos está com problemas no olfato e no paladar há mais de um ano, desde quando contraiu a Covid-19 pela primeira vez. “É muito [difícil] você não sentir cheiro de nada ou comer e não sentir gosto”, afirma.

Para pessoas como ela, a medicina ainda não encontrou caminhos eficazes para reverter esse problema de saúde. No Brasil, pesquisadores realizam estudos para entender quanto esses sentidos são afetados pelo coronavírus e também desenvolvem tratamentos.

“A alteração de olfato ou paladar é um dos sintomas mais comuns relatados pelas pessoas que testaram positivo para Covid”, afirma Marilia Mesenburg, pesquisadora do programa de pós-graduação em epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas.

Ela é uma das autoras de um estudo que analisou dados nacionais sobre a prevalência dos principais sintomas causados pela doença. Sobre modificações nas capacidades de sentir aromas ou sabores, foi visto que 56 a cada 100 pessoas cujo teste deu resultado positivo para coronavírus relataram alguma alteração.

Existem diferentes diagnósticos para mudanças no olfato. A anosmia é a perda total do sentido, e a hiposmia, a parcial.

Quando o paciente troca os cheiros dos elementos, dá-se o nome de parosmia.

FolhaPress
10:40:20

Agropecuária-COnfiança-1