Por que cérebro às vezes atua como inimigo

Início » Blog » Por que cérebro às vezes atua como inimigo
Em seu novo livro, o neurocientista e autor britânico Dean Burnett desmonta qualquer imagem idealizada que temos do cérebro e nos revela suas “imperfeições” — Foto: Getty Images

O neurocientista e autor britânico Dean Burnett faz um alerta nas primeiras páginas de seu livro:

“Se você tem a sensação de que o cérebro é um objeto misterioso e indescritível, uma espécie de conceito ideal que beira o místico, uma ponte entre a experiência humana e o reino do desconhecido, etc., então, sinto muito em lhe dizer que você não vai gostar deste livro. “

É exatamente o que Burnett se propõe a fazer. No seu livro “The Idiot Brain”(“O Cérebro Idiota”, em tradução livre), ele desmonta qualquer imagem idealizada que temos desse órgão e nos revela suas “imperfeições”.

“Pode ser o lugar onde vive a consciência e também pode ser o motor que move toda a experiência humana, mas apesar de tais funções veneráveis, sua desordem e desorganização não conhecem limites.”

Burnett ensina psiquiatria na Universidade de Cardiff, no País de Gales, onde é pesquisador. Também é autor de três outros livros sobre cérebro e psicologia e tem um blog sobre assuntos como saúde mental.

Seu site mostra que ele não é um cientista tradicional. Sua descrição inclui: “comediante e muitas outras coisas, dependendo de quem está perguntando e do que necessita”.

Ele gosta de falar sobre ciência e, por isso, questiona por que os escritos científicos geralmente tem um tom solene.

“Ciência é ordem, racionalidade, análise, repetição, resultados, rigor”, diz ele à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC. “Humor é mais sobre o irreverente, o caótico, o ilógico, o imprevisível.”

“Quando estava fazendo meu PhD, me envolvi com comédia stand-up e as pessoas me perguntavam: ‘Qual dos dois você vai seguir?'”

“O Cérebro Idiota” é o resultado de sua missão de querer unir o que é aparentemente incompatível.

“Dedicado a todos os seres humanos com cérebro. Não é fácil de aguentar, então parabéns!”, escreveu ele.

BBC
12:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a