Polícia Civil prende quadrilha especializada em furtos de baterias em torres de celular

Início » Blog » Polícia Civil prende quadrilha especializada em furtos de baterias em torres de celular

A Polícia Civil deflagrou hoje uma operação que tem como alvo uma quadrilha especializada em furto de chumbo de baterias utilizadas em torres de telefonia celular. A ação dos criminosos, possivelmente, teria resultado em falhas na comunicação regional. Desde as primeiras horas da manhã, mandados são cumpridos nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A operação batizada de Shutdown – “desligar”, em inglês, é comandada pela 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais), de Presidente Prudente. De acordo com a polícia, a investigação começou após o setor de inteligência verificar que em várias cidades da região “DDD 18” houve queda de sinal das operadoras de telefonia.

Com o cruzamento de registros, verificou-se que em mais de 60 crimes houve o relato de subtração de baterias estacionárias das torres de telefonia. Diante disso, a delegacia especializada assumiu um caso em andamento para aprofundar a investigação. Trata-se de um furto qualificado consumado em Pedrinhas Paulista (SP), na comarca de Maracaí (SP), onde foi possível a identificação do grupo criminoso.

Conforme a Polícia Civil, as empresas vítimas relataram que na base das torres são colocadas baterias estacionárias para, no caso de alguma pane elétrica, existir o acionamento automático das baterias, como geradores ininterruptos de sinal. Os furtos somente eram descobertos durante a vistoria técnica de rotina ou na falta completa do sinal. Isso resultava na demora da religação, o que prejudicava os usuários de telefonia celular.

O Imparcial
11:30:21

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a