Paleontólogo descobre ovos fossilizados de dinossauro em Prudente

Início » Blog » Paleontólogo descobre ovos fossilizados de dinossauro em Prudente

Dezessete anos após a descoberta de fósseis de um grupo primitivo de aves em uma área urbana de Presidente Prudente, o paleontólogo e diretor do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Roberto Nava, fez mais uma descoberta na cidade, que conserva em seu solo fragmentos da história do mundo. Em agosto deste ano, cinco ovos fossilizados de dinossauro terópode carnívoro foram encontrados em uma área do Sítio Paleontológico William’s Quarry, localizado no Residencial Parque dos Girassóis, na capital do oeste paulista. A espécie tem entre 65 a 80 milhões de anos e é do período cretáceo superior.

Em 2020, o município fez o tombamento do sítio paleontológico e cercou a área para preservação, relembra o paleontólogo. Foi durante a construção desta estrutura, portanto, que foi possível encontrar fragmentos de fósseis em uma área ainda não explorada pelos pesquisadores. “Em setembro de 2020, em uma das muitas expedições ao local, eu encontrei, em companhia da auxiliar de campo e estagiária do Museu de Paleontologia de Marília, Giovanna Paixão, os primeiros indícios de cascas de ovos”, recorda William.

Posterior à descoberta, os profissionais conseguiram encontrar, em outubro daquele mesmo ano, uma ninhada que, inicialmente, continha oito ovos de crocodilomorfo. Com o avançar das escavações, portanto, somaram mais 14 ovos. O material encontrado foi a primeira ocorrência de ovos fossilizados encontrados no Sítio Paleontológico William’s Quarry. Os ovos foram levados para o Museu de Paleontologia de Marília para serem estudados e protegidos.

O Imparcial
08:30:01

Agropecuária-COnfiança-1