
Contingenciamento
O governo detalhou o contingenciamento de R$ 1,44 bilhão em gastos no Orçamento anunciado na semana passada. O bloqueio atinge principalmente os ministérios da Cidadania (R$ 619 milhões) e Educação (R$ 348 milhões).
O bloqueio, que se soma aos R$ 29,7 bilhões cortados em março, tem como objetivo cumprir a meta de déficit primário do governo – que foi autorizado pelo Congresso a gastar até R$ 139 bilhões a mais do que arrecadar (excluídas as despesas com juros).
Há possibilidade de o governo desbloquear esses recursos até o fim do ano, caso as receitas superem a previsão orçamentária.
As três pastas que sofreram os maiores bloqueios são:
- Ministério da Cidadania: R$ 619,16 milhões (42,9% do R$ 1,44 bilhão contingenciado)
- Ministério da Educação: R$ 348,47 milhões (24,1%)
- Ministério da Economia: R$ 282,57 milhões (19,5%)
G1
08:45:03
Deputados infiéis
Deputados de PROS, PODE e PSB são os mais infiéis (os que menos seguem as orientações do partido) em votações no plenário da Câmara. Já os mais fiéis ao partido ou ao bloco partidário são os parlamentares do Novo, PCdoB e PSOL. É o que mostra levantamento exclusivo do G1 com os dados de todas as votações nominais na Câmara entre 1º de fevereiro e 12 de julho de 2019.
G1
08:35:02
Maia grava vídeo em apoio a Glenn Greenwald
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gravou nesta terça-feira (30/07) um vídeo para o ato organizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em apoio ao jornalista Glenn Greenwald e ao site The Intercept Brasil. Na mensagem, Maia defendeu a liberdade de expressão e afirmou que a Constituição determina o sigilo da fonte. O deputado comparou ainda os vazamentos cometidos por hackers e por agentes públicos e afirmou que os dois casos são ilegais.
Terra
08:30:02
Estreia de Iza no The Voice Brasil já tem um parecer da internet
A oitava edição do The Voice Brasil estreou na noite desta terça-feira, 30, e debutou a cantora Iza em sua primeira participação como jurada oficial do reality show. A cantora de “Pesadão” substituiu o veterano Carlinhos Brown nas cadeiras vermelhas do programa.
Frente a essa estreia, um grande peso estava nos ombros de Iza. Até porque, a jovem de 28 anos é uma novata na música brasileira, e dividiria a labuta com três nomes já renomados da cultura nacional: Lulu Santos, Ivete Sangalo e Michel Teló
Mas a internet simplesmente se rendeu às graças da cantora. Iza conquistou a internet com seu jeito suave e leve de ser, e com críticas bastante consistentes aos participantes.
Inclusive, dois fortes concorrentes da competição, que tiveram as 4 cadeiras viradas, logo escolheram Iza como técnica, o que visivelmente incomodou os outros três jurados.
Catraca Livre
09:25:02
Duas notas rápidas
Economia
O ano começou com expectativas positivas para o crescimento do Brasil e o brasileiro estava esperançoso, mas praticamente metade dos consumidores se decepcionaram com o desempenho da economia no primeiro semestre, segundo pesquisa.
Educação
As escolas da rede federal de ensino são as que apresentam as melhores condições de infraestrutura do país, segundo um estudo divulgado pela Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). As redes municipais são as que têm o indicador mais baixo de qualidade.
09:15:03
Jogos Pan-Americanos: ouros do Brasil no handebol, levantamento de peso e ginástica
Os Jogos Pan-Americanos de Lima estão a todo vapor e o Brasil segue conquistando medalhas. Foram medalhas na ginástica artística, levantamento de peso, boliche, vôlei de praia, boxe e tiro esportivo. Já o handebol feminino garantiu o hexacampeonato e a medalha de ouro após vencer a Argentina na final.
Terra
08:40:03
Morre homem de 60 anos
Está sendo realizado velório de Arnaldo Martins de 60 anos no Memorial da Organização Presidente nesta quarta-feira, 31. A família ainda não determinou o horário do sepultamento que será realizado hoje no cemitério de Presidente Venceslau.
07:19:29
Altino Correia recebe Título de Cidadão Prudentino

Vindo da Bahia criança, o jornalista Altino Correia aportou em Presidente Venceslau em 1938. Filho de Miguel Pedro Correia e Dona Alice, de 105 anos. Iniciou a carreira na área de comunicação na Rádio Presidente Venceslau AM, onde passou por todos os setores.
Se transferiu para Presidente Prudente em 1968 e atuou em grandes empresas de jornalismo do país. Por sua vida dedicada ao jornalismo, princípios éticos e amor à profissão, recebeu com méritos o Título de Cidadão Prudentino. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal De Presidente Prudente neste dia 30 de julho, data em que também comemorou os seus 85 anos.
07:06:57
Bom dia

Quando estamos dispostos a administrar corretamente os nossos valores, a reflexão nos possibilitará o autoconhecimento e também nos permitirá detectar o que mais os aflige na atualidade e estabelecer metas e práticas que nos ajudem a tomar decisões adequadas.
Donizete Pinheiro
02:12:31
Duran fala na solenidade de Altino Correia
O prefeito de Presidente Venceslau Jorge Duran foi convidado a falar na solenidade da entrega do Título de Cidadão Benemérito de Presidente Prudente ao jornalista Altino Correia.
Jornalista Homero Ferreira fala na solenidade de Altino Correia.
O jornalista Homero Ferreira diretor da Faculdade de Jornalismo da Unoeste utiliza a tribuna com oratória em homenagem ao homenageado Altino Correia.
Altino e esposa Cida
O jornalista Altino Correia e sua esposa Cida Soares, momentos antes de receber o título de Cidadão Benemérito de Presidente Prudente.
Presentes na solenidade
Vereador Luciano Ramos, Élcio Júnior, Dr. José Roberto Oliva, prefeito Jorge Duran e o fotógrafo João Laércio na solenidade de entrega de Título de Cidadão Benemérito ao jornalista Altino Correia na Câmara Municipal de Presidente Prudente 
Título de Cidadão Benemérito de Altino Correia em Presidente Prudente
Junto com Dr. José Roberto Oliva e o Deputado Ed Thomas na Câmara Municipal de Presidente Prudente antes da entrega do Título de Cidadão Benemérito de Presidente Prudente ao jornalista Altino Correia.
Educação montessoriana na primeira infância

Antes de irmos para o ensino em si, é legal entender que Maria Montessori definiu três princípios para o método. Eles têm tudo a ver com o que ocorre em sala de aula.
Paz – O aluno montessoriano é educado para ser um cidadão do mundo, que respeite a sociedade. Todo o conhecimento tem aplicação para o bem-estar comum fora dos muros da escola;
Ciência – É provado pela ciência que a criança tem fases evolutivas – e elas são respeitadas pela pedagogia montessoriana. Nenhuma etapa deve ser pulada;
Harmonia – O ensino montessoriano tem como objetivo a harmonia das pessoas com a natureza, o que significa a harmonia com a própria vida.
Mesmo que a etapa seguinte siga outra filosofia de ensino, o que fica da montessoriana nos alunos é para sempre – e aqui estamos falando de capacidade de aprendizado.
Pôde-se dizer aos pais que, ao escolher o ensino montessoriano, “estão colocando os filhos em uma escola libertadora”. Em suma: “É uma educação para a vida”.
em agosto, maiores informações sobre a escola de educação infantil Recanto Sonho Encantado baseado no método Montessori. Aguardem!
Acompanhe nas redes sociais:
https://www.facebook.com/sonhoencantadovenceslau
https://www.instagram.com/recantosonhoencantado/
Concurso da Canção Japonesa da Alta Sorocabana

Jornal do Blog. Assunto polêmico e entrevista com Secretário da Justiça
Apresentamos o Jornal Blog destacando a excelente reunião da Unipontal ontem em Presidente Prudente. Destacamos ainda as polêmicas causadas sobre o desenvolvimento do Projeto Nosso Bairro em Presidente Venceslau e uma entrevista exclusiva para o nosso Blog com o Dr. Paulo Dimas, Secretário de Estado da Justiça e Cidadania em São Paulo. Veja o vídeo:
17:13:48
Petrobras encerra oferta de recompra de títulos no exterior por US$ 2,697 bi
A Petrobras encerrou a oferta de recompra de bons do tipo “Waterfall” e a “Any-and-All”, no total de US$ 2.697.327.526,84. Na primeira, encerrada na segunda-feira, 29, a Petrobras Global Finance recomprou valor equivalente a US$ 1.853.874.000,00. A companhia informa que, considerando o limite de recompra de US$ 2.361.062.981,70 (US$ 3 bilhões menos o valor total aceito na Oferta Any and All, liquidada em 11 de julho de 2019), excluindo juros capitalizados e não pagos, foi aceita a totalidade do volume entregue pelos investidores.
IstoÉ
15:00:03
Sistema Endocanabinoide: a Grande Descoberta do Século 20

Essa talvez seja a maior descoberta fisiológica do século 20. Trata-se do sistema endocanabinoide, uma orquestra de comunicação bioquímica através de receptores no nosso cérebro, sistema respiratório, digestivo, imunológico, cardiovascular, sistema nervoso e tecido nervoso periférico, ou seja, em todos os lugares do nosso corpo, incluindo a pele.
Esta descoberta foi feita inicialmente pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública e descrito pela primeira vez na revista Science, em 1992.
Esses receptores se ligam especificamente aos canabinoides, permitindo que esses compostos penetrem nas células.
Eles estão embutidos na membrana celular, permitindo que os sinais entre as células ocorram.
Ficou evidente que esse sistema promove a “homeostase”, restaurando as funções do nosso corpo ao seu estado saudável.
E é esta homeostase que nos permite sermos saudáveis, pois se este sistema não funciona bem, os problemas aparecem.
Como funciona?
Em todo o corpo humano, existem 2 tipos de receptores canabinoides básicos com as seguintes particularidades:
Os receptores canabinoides CB1 são encontrados principalmente no cérebro e no sistema nervoso central, mas também em rins, pulmões e outros órgãos.
Já o receptor canabinoide CB2 existe especialmente nas células do sistema imunológico, no trato gastrointestinal e no sistema nervoso periférico.
Eles são cruciais para a saúde, pois apresentam influências na regulação de muitas funções corporais.
Canabinoides
Existem 2 tipos de canabinoides básicos: endógenos e exógenos.
Nosso corpo produz canabinoides endógenos (endocanabinoides), mas há os canabinoides exógenos (exocanabinoides), que são encontrados na canabis e no cânhamo.
Estes são os componentes que ativam os receptores canabinoides, presentes no corpo, mantendo o nosso funcionamento saudável.
Em condições de anormalidades, libera-se mais endocanabinoides para reparar a situação.
Porém, a rápida metabolização dos mesmos, a presença de toxinas em nossos alimentos e no ambiente moderno pode promover uma exaustão da sua liberação. Com isso, entramos em deficiência desses compostos vitais, e aí sim precisamos dos exocanabinoides para reequilibrar a situação, mantendo-nos saudáveis.
Consequências da deficiência em endocanabinoides
Com o envelhecimento tendemos a ficar menos eficiente na criação destes compostos, o que se correlaciona com piora de:
- Sono
- Dor, inflamação, doenças inflamatórias
- Memória
- Dores articulares
- Enxaqueca
- Fibromialgia
- Estresse e ansiedade
- Saúde ocular
- Apetite, digestão, fome
- Reprodução e fertilidade
- Osteoporose
- Saúde neurológica
- Tendência a mau humor
- Prazer e recompensa
- Controle motor
- Metabolismo lento e obesidade
- Imunidade
- Regulação da temperatura
- Glicemia e Diabetes
- Envelhecimento cerebral
- Síndrome do cólon irritável
- Envelhecimento
Fatores ativadores de endocanabinoides
Estes compostos tornam os seus receptores canabinoides mais ativos e são usados como substrato para produção de endocanabinoide:
- Ômega 3
Níveis adequados de ômega 3 garantem maior eficiência dessa relação receptores canabinoides – endocanabinoide.
Pessoas com deficiência de endocanabidiol apresentam as mesmas queixas clinicas de quem tem deficiência de ômega 3, como dor, inflamação, estresse, névoa mental, ansiedade, depressão, doenças degenerativas e envelhecimento precoce.
Suplementação de exocanabinoide
- Cânhamo
- Canabis
Fatores ativadores de exocanabinoides
Nutrientes anti-inflamatórios que auxiliam os exocanabinoides:
- Cúrcuma, Boswella e Quercitina.
- Ácido graxo essencial ômega 3, o mais eficiente potencializador da ação dos exocanabinoides.
Portanto, estamos dando um “salto quântico” na medicina de hoje, que nos permite desmantelar o estigma e começar a entender essa importante descoberta.
Porém, em termos de Brasil, ainda estamos aguardando as autorizações da ANVISA. De toda a forma, fica aqui a informação do que está acontecendo lá fora.
14:00:03
Fagner se apresenta como solução para o problema do ataque do Corinthians
O setor ofensivo do Corinthians é alvo de críticas desde a temporada passada. E nos últimos jogos quem está ajudando a resolver o problema do ataque é justamente um jogador da defesa. O lateral-direito Fagner tem se mostrado fundamental para que o time chegue aos gols.
Os números mostram isso. Fagner se machucou em 30 de maio durante a vitória sobre o Deportivo Lara por 2 a 0, no compromisso de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana. Depois disso, ele foi convocado pela seleção brasileira para a disputa da Copa América. Nesse período, foram seis jogos sem o lateral, com quatro derrotas, um empate e uma vitória.
Desde que Fagner retornou, foram quatro confrontos, com três vitórias e um empate. A partida que exemplifica a importância do jogador foi a do último domingo, no triunfo de virada por 3 a 1 sobre o Fortaleza. O lateral foi poupado e começou no banco de reservas.
Sem ele, Pedrinho, que atua pelo lado direito, passou os 45 minutos iniciais sumido em campo e o time saiu perdendo por 1 a 0. Para reagir, Carille colocou Fagner. Pelo setor em que atua saíram os gols do empate e da virada. Pedrinho acordou para a partida, deu assistência para Boselli e depois fez o dele. Danilo Avelar fechou a conta.
Carille adiantou que Fagner será titular na quinta-feira contra o Montevideo Wanderers, no Uruguai, na partida de volta das oitavas de final da Sul-Americana. O treinador, no entanto, avisou também que irá poupar alguns jogadores. A definição da equipe acontecerá no treino desta terça-feira.
Estadão Conteúdo
13:30:02

























