Operação resgata 13 trabalhadores paraguaios de condições análogas à escravidão em Pirapozinho

Início » Blog » Operação resgata 13 trabalhadores paraguaios de condições análogas à escravidão em Pirapozinho
Treze trabalhadores paraguaios, incluindo um adolescente, foram resgatados de condições análogas à escravidão, em Pirapozinho (SP) — Foto: Ministério Público do Trabalho

Treze trabalhadores paraguaios, incluindo um adolescente, foram resgatados de condições análogas à escravidão nessa quarta-feira (13), em uma fazenda de colheita de mandioca, em Pirapozinho (SP). A operação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência e Polícia Rodoviária Federal. É o segundo resgate em menos de um mês no Oeste Paulista.

O MPT informou que, segundo o relatório, os trabalhadores foram contratados informalmente, sem registro em Carteira de Trabalho.

“As autoridades concluíram que eles foram aliciados do Paraguai até o Brasil, com o objetivo exclusivo de trabalhar na colheita de mandioca”, explicou o Ministério Público do Trabalho.

Os trabalhadores residiam em alojamentos em “condições degradantes”, sendo disponibilizados pelo empregador apenas dois quartos para acolher 11 pessoas. Os obreiros dormiam em colchões espalhados pelo chão, inclusive tendo que dividir o mesmo colchão entre duas ou mais pessoas, e não havia armários. “As condições de higiene eram bastante precárias”, salientou o MPT.

Os depoimentos colhidos no local, bem como a documentação levantada, evidenciaram que não eram disponibilizados aos trabalhadores, nas frentes de trabalho de colheita de mandioca, instalações sanitárias, mesas e cadeiras para refeições e proteção contra intempéries.

“Os colhedores eram transportados até a frente de trabalho em veículo inadequado e em péssimo estado de conservação. Não eram fornecidos EPIs, exceto luvas, que eram custeadas pelos próprios trabalhadores”, pontuou o MPT.

Os auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência efetuaram o resgate dos trabalhadores e eles terão direito ao seguro-desemprego.

“Imediatamente, os estrangeiros foram retirados dos alojamentos e encaminhados para um hotel no centro de Pirapozinho, com custeio do empregador, residindo provisoriamente em condições dignas até que voltem para suas casas”, enfatizou o MPT.

G1/Prudente
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a