
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta quarta-feira (7) o primeiro guia para prevenção e tratamento da obesidade em crianças e adolescentes. Segundo a entidade, a prevalência da doença nessa faixa etária quadruplicou desde 1990, passando de 2% para 8%.
Em 2024, cerca de 170 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos eram obesos no mundo. A OMS alerta que a condição pode aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares, além de estar associada a estigma, discriminação e bullying.
Para o tratamento, a organização recomenda programas que combinem alimentação saudável, atividade física e mudanças de comportamento. Medicamentos podem ser considerados para adolescentes de 10 a 19 anos quando essas medidas não apresentarem resultados suficientes.
A OMS não recomenda medicamentos, cirurgia bariátrica ou dispositivos para perda de peso para crianças de até 9 anos. Para adolescentes com obesidade grave, a cirurgia pode ser avaliada em condições rigorosas.
O guia também destaca a importância de cuidar da saúde mental e defende políticas públicas que facilitem o acesso a alimentos saudáveis e à prática de atividades físicas. AB

























