Oeste Paulista tem oito casos da variante Delta do novo coronavírus, indica Secretaria da Saúde do Estado de SP

Início » Blog » Oeste Paulista tem oito casos da variante Delta do novo coronavírus, indica Secretaria da Saúde do Estado de SP
Oeste Paulista tem sete casos da variante Delta do novo coronavírus — Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Oeste Paulista possui oito casos da variante Delta do novo coronavírus. Os dados, divulgados na tarde desta terça-feira (28) pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, foram contabilizados até o dia 20 de setembro.

As cidades que registraram casos da variante Delta são:

  • Anhumas (SP) – 1 caso;
  • Presidente Prudente (SP) – 3 casos;
  • Santo Anastácio (SP) – 4 casos.

O Estado de São Paulo contabiliza 3.026 casos de variante Delta.

Variantes

Há centenas de variantes do novo coronavírus ao redor do mundo e apenas quatro delas são consideradas de atenção devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo. São elas: Gamma (P.1), B.1.1.7 (Alpha), B.1.351 (Beta) e B.1.617.2 (Delta).

Qualquer vírus passa por processo evolutivo e pode sofrer mutações, gerando cepas que compartilham um “ancestral” comum a partir da alteração de características – como capacidade de transmissão, multiplicação e gravidade de infecção. Se um organismo é infectado com uma variante e o estímulo de resposta se difere da “linhagem-mãe” original, ele constitui uma cepa ou linhagem.

Segundo o Estado, a confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético, um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. Portanto, não devem ser realizados, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante.

As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em São Paulo; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), distanciamento social e a vacinação contra a Covid-19, ainda conforme o Estado.

G1
10:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a