O que o seu Círculo de Amizades diz Sobre a sua Saúde?

Início » Blog » O que o seu Círculo de Amizades diz Sobre a sua Saúde?

A máxima “diga com quem andas e te direi quem és” costuma ser usada para falar das influências de nosso círculo de amizades em nossas vidas. Será que o mesmo vale para nossa saúde?

Nos dias atuais, cada vez mais temos usado aplicativos e dispositivos tecnológicos para medir e entender o que ocorre com nosso corpo. Usamos smartwatches e similares para medir o quanto andamos, corremos, dormimos, quantas calorias gastamos…

O fato é que acabamos ficando muito ligados a essas informações e acreditando que são fatores determinantes para compreensão da saúde. É claro que deve-se usar a tecnologia a nosso favor e que são dados interessantes, mas tem fatores importantíssimos e que às vezes deixamos de lado. Quer ver? É só comparar…

Círculo de amizades e apps de saúde

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, fizeram um estudo para entender quais dados podem ser realmente úteis para indicar a saúde e bem-estar de alguém.

Eles usaram dados do Fitbit, um aplicativo que mede número de passos, frequência cardíaca e nível de atividade física e os completaram com questionários de autoavaliação, por parte dos voluntários, sobre suas sensações de positividade, felicidade e estresse.

Com essas informações em mãos, buscaram características indicativas de propriedades como conectividade, equilíbrio social, reciprocidade e proximidade dentro da rede social de amizades. Com isso, os pesquisadores encontraram relações entre um bom círculo de amizades e bons indicadores de saúde.

Segundo um dos autores: “Este estudo afirma que, sem informações de redes sociais [o círculo de amizades de cada um], só temos uma visão incompleta do estado de bem-estar de um indivíduo, e para ser totalmente preditivo ou para obter intervenções, é fundamental estar ciente das características estruturais da rede social também”.

Portanto, se você se preocupa com sua saúde, lembre-se de cultivar boas relações. Não são só os dados sobre o que você faz durante o dia que vão lhe mostrar o que precisa saber. A positividade do seu círculo de amizades também é muito importante. Pense nisso!

Dr. Rondó
14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a