Nova Zelândia anuncia fim de lockdown em Auckland

Início » Blog » Nova Zelândia anuncia fim de lockdown em Auckland

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou que o lockdown em vigor há três meses e meio em Auckland será encerrado em 2 de dezembro.

Com a decisão, o país vai adotar uma nova estratégia para combater a pandemia de Covid-19, principalmente o avanço da variante Delta, que é altamente transmissível.

Diversos estabelecimentos em Auckland, entre eles bares, restaurantes e academias, poderão ser reabertos, mas os clientes precisarão provar se foram totalmente vacinados contra o novo coronavírus.

“A dura verdade é que a Delta está aqui e não vai embora. Apesar de nenhum país ter sido capaz de eliminar completamente essa variante, a Nova Zelândia está em uma posição melhor do que outros para lidar com ela”, explicou Ardern a repórteres.

O novo sistema da Nova Zelândia para combater o coronavírus Sars-CoV-2 é uma espécie de “semáforo” pandêmico, que é baseado na utilização de passaportes de vacinas. Esse método colocará um fim nos bloqueios usados pela nação para eliminar os surtos de Covid-19, mas que não conseguiram extinguir a variante Delta.

A ideia deste novo método de controle é permitir que as autoridades locais consigam rastrear de maneira mais eficaz os pontos onde a doença pressiona o sistema de saúde. Ardern confirmou que Auckland entrará inicialmente sob luz vermelha, indicação que permite que apenas pessoas vacinadas tenham acesso às atividades em público.

Ansa

10:50:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a