Na pandemia, um quarto dos jovens tem sintomas de depressão

Início » Blog » Na pandemia, um quarto dos jovens tem sintomas de depressão
ancelamento de aulas e falta de atividades em grupo geram preocupação com saúde mental dos jovens Foto: JUCEMAR_ALVES_FRANCISCO / Agência O Globo

Uma em cada quatro crianças e adolescentes do mundo possui sintomas clínicos de depressão, e uma em cada cinco apresenta sinais de ansiedade, indica uma pesquisa que agregou 29 estudos numa amostra de 80 mil crianças no planeta todo. O trabalho, liderado por cientistas do Canadá, sugere que a prevalência de problemas mentais dobrou nesse grupo de jovens, em relação ao período anterior ao da pandemia de Covid-19.

O resultado foi publicado ontem na revista JAMA Pediatrics, da Associação Médica Americana. Liderados pela psicóloga Sheri Madigan, da Universidade de Calgary, no Canadá, os autores do artigo afirmam que os serviços de atendimento à saúde mental infantojuvenil precisam ser ampliados para lidar com o problema, mesmo em países mais ricos.

— Muitas pessoas no mundo, em todas as faixas etárias, estão enfrentando problemas de saúde mental, mas os estudos que olharam para esses grupos separadamente mostram que o problema tende a ser maior com três grupos: em mães e pais; em estudantes universitários; e em crianças e adolescentes, que foi o recorte que estudamos — disse a psicóloga Madigan ao GLOBO.

Globo
10:37:02

Agropecuária-COnfiança-1