Mulheres que amamentam estão mais protegidas contra Alzheimer, diz estudo

Início » Blog » Mulheres que amamentam estão mais protegidas contra Alzheimer, diz estudo
(Amanda Caroline da Silva/Getty Images)

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), publicado na revista científica Evolution, Medicine and Public Health, descobriu que mulheres com idade acima de 50 anos que amamentaram têm menos risco de desenvolver problemas cognitivos, incluindo a doença de Alzheimer.

Segundo o trabalho, o ato de amamentar tem impacto positivo no desempenho cerebral das mulheres na pós-menopausa. Os cientistas afirmam ainda que um tempo maior de aleitamento também significou resultados melhores.

Entre os motivos, os pesquisadores citam que a amamentação ajuda a regular o estresse, promove o vínculo com o bebê e diminui o risco de depressão pós-parto, fatores sabidamente de risco para danos neurocognitivos.

Além disso, eles afirmam que existe uma correlação positiva entre o aleitamento e um menor risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, e apontam que essas condições estão fortemente ligadas a um maior risco de Alzheimer.

A saúde cognitiva compreende a capacidade em exercer diversas atividades relacionadas, por exemplo, à atenção, percepção, memória e linguagem. Uma das principais consequências do prejuízo após os 50 anos é que pode ser um forte indicador de doenças neurológicas que causam demência.

Agência O Globo
16:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a