Milhares de artefatos são recolhidos em sítio arqueólogico de mais de 3,5 mil anos em Goiás

Início » Blog » Milhares de artefatos são recolhidos em sítio arqueólogico de mais de 3,5 mil anos em Goiás

Milhares de artefatos foram recolhidos em um sítio arqueológico de 3.520 anos em Montes Claros de Goiás, na região oeste do estado, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O coordenador de campo da pesquisa e arqueólogo, Matheus Araújo, da empresa Sapiens Arqueologia, explica que a descoberta foi feita após uma solicitação do órgão, para licenciamento ambiental em uma área de plantio de cana-de-açúcar.

“A gente está vibrando, porque não é fácil encontrar um sítio arqueológico com uma preservação tão grande. É uma conquista não só para a comunidade científica, mas para o público em geral, pois podemos falar um pouco de como nossos antepassados eram antes da chegada dos colonizadores”, comemora Matheus.

O coordenador explica que o achado é muito significante para a ciência. Segundo Matheus, é muito difícil encontrar sítios arqueológicos nas condições deste de Montes Claros de Goiás, onde há quantidade grande de vestígios, grupos distintos e datação. O arqueólogo do Iphan Goiás, Danilo Curado também ressalta a relevância da descoberta.

“É um conjunto de informações que o tornam único em termo de preservação. Ele representa a gênesis de ocupação do homem no estado de Goiás, por isso é tão simbólico e importante, por todo seu contexto e características, duas ocupações e itens importantes, como pinturas rupestres que mostram o pensar do homem na época”, afirma Danilo.

G1
10:50:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a