Marcas paralisam importação de couro do Brasil

Início » Blog » Marcas paralisam importação de couro do Brasil

A VF Corporation, empresa responsável por marcas como Timberland, The North Face, Kipling e Vans, informou na noite desta quarta-feira, 28, que decidiu não continuar se abastecendo diretamente de couro e curtumes do Brasil “até que haja segurança de que os materiais usados nos produtos não contribuam para o dano ambiental no País”. A informação foi confirmada pela empresa em nota à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, à noite.

A suspensão de importação ocorre em meio ao aumento de queimadas na Região Amazônica. O assunto surgiu durante a manhã de ontem, quando foi divulgado o conteúdo de uma carta do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O documento mencionava “suspensão de compras de couros a partir do Brasil de alguns dos principais importadores mundiais”.

Pouco depois, o presidente do CICB, José Fernando Bello, disse que se tratou de um “erro de pré-avaliação” da entidade e o fornecimento estaria normalizado. Segundo o órgão, parte da matéria-prima beneficiada pelos curtumes tem origem na região da Amazônia.

O jornal questionou diretamente sobre o assunto a VF Corporation, que detém 18 marcas de vestuário e calçados. A nota da empresa informa que, desde 2017, busca aprimorar o abastecimento global de couro por meio de “estudos para garantir que os fornecedores de couro estejam de acordo com nossos requisitos de abastecimento responsável”. A empresa, então, informa que, como um resultado detalhado desse estudo, não conseguiu “assegurar satisfatoriamente que nossos volumes mínimos de couro comprados de produtores brasileiros sigam esse compromisso”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
10:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a