Mais de dois milhões de refugiados da Ucrânia em apenas 12 dias de invasão russa

Início » Blog » Mais de dois milhões de refugiados da Ucrânia em apenas 12 dias de invasão russa
Refugiados ucranianos aguardam ônibus na área de fronteira com a Polônia em Medyka – AFP

Mais de dois milhões de pessoas fugiram dos combates na Ucrânia nos 12 dias de guerra desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, de acordo com os dados atualizados da ONU publicados nesta terça-feira (8).

– 2.011.312 refugiados –

O Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados (Acnur) contabiliza 2.011.312 refugiados que fugiram da guerra da Ucrânia, segundo os dados publicados nesta terça-feira às 10H30 GMT (7H30 de Brasília).

Isto corresponde a 276.000 refugiados adicionais na comparação com segunda-feira.

As autoridades da ONU esperam que o fluxo aumente, sobretudo no caso de abertura de corredores humanitários que devem permitir, a princípio, aos civis sair das grandes cidades ucranianas cercadas pelo exército russo.

Até o momento, vários acordos de retirada fracassaram.

“Hoje, a saída de refugiados da Ucrânia alcançou 2 milhões. 2 milhões”, tuitou o alto comissário para os refugiados, o italiano Filippo Grandi.

“Esta é a crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial”, alertou Grandi no domingo.

Grandi visitou Romênia, Moldávia e Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia, que recebem refugiados ucranianos.

De acordo com a ONU, até quatro milhões de pessoas podem abandonar o país devido ao conflito.

Antes do início do conflito, a Ucrânia tinha mais de 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, o que não inclui a península da Crimeia – anexada pela Rússia em 2014 – nem as duas zonas sob controle dos separatistas pró-Moscou do leste do país.

Ansa
12:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a