Mais de 500 mortos, a maioria crianças, no campo sírio de Al-Hol em 2019

Início » Blog » Mais de 500 mortos, a maioria crianças, no campo sírio de Al-Hol em 2019

Mais de 500 pessoas, a maioria crianças, morreram em 2019 no campo sírio de Al-Hol, no noroeste do país, onde vivem milhares de pessoas deslocadas, especialmente parentes de extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) – disse uma autoridade local à AFP.

A desnutrição e a falta de assistência médica a bebês prematuros foram as principais causas de mortalidade no campo, que está sob controle curdo, relatou o chefe dos serviços do Crescente Vermelho Curdo em Al-Hol, Dalal Ismail.

Hoje, o campo abriga cerca de 68.000 pessoas que vivem em condições muito difíceis e dependem inteiramente da ajuda humanitária.

Para este local foram enviadas esposas e filhos de estrangeiros do Estado Islâmico após serem evacuados da última fortaleza jihadista na Síria, quando as forças curdas assumiram o controle.

“O número de mortos em 2019 é 517, dos quais 371 são crianças”, disse Ismail a uma equipe da AFP que foi autorizada a visitar o campo.

“A situação é catastrófica”, acrescentou, explicando que muitas crianças “morreram durante o inverno”, devido ao frio adicionado à falta de aquecimento correto.

Entre as crianças mortas, também existem estrangeiros, segundo o responsável.

A maioria dos que vivem no campo é formada por cidadãos sírios e iraquianos. Uma parte do local, que conta com condições especiais de segurança, é reservada para mulheres estrangeiras e seus filhos, parentes de jihadistas do EI.

AFP
10:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a