Justiça japonesa absolve ex-executivos da Tepco por acidente de Fukushima

Início » Blog » Justiça japonesa absolve ex-executivos da Tepco por acidente de Fukushima

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um violento tsunami.

“Os acusados são todos inocentes”, declarou o juiz ao ler o veredicto.

“Incrível!”, exclamou uma pessoa que acompanhava o julgamento.

O juiz prosseguiu: “”As deliberações foram baseadas no fato de saber se havia algum nível de previsão” do gigantesco tsunami para definir a acusação de negligência que provocou mortes.

Quase 100 pessoas que estavam no espaço reservado ao público permaneceram em silêncio, assim como os três acusados.

A Promotoria solicitara cinco anos de prisão para o presidente do Conselho de Administração da Tokyo Electric Power (Tepco) no momento da tragédia, Tsunehisa Katsumata (79 anos), assim como para os ex-vice-presidentes Sakae Muto (69) e Ichiro Takekuro (73).

De acordo com a acusação, os executivos tinham informações muito antes da tragédia sobre o risco de tsunami superior às capacidades de resistência da central, mas não atuaram de acordo com os dados.

Estes três ex-executivos da operadora da central nuclear de Fukushima Daiichi, devastada pelo tsunami de 11 de março de 2011, eram as únicas pessoas físicas julgadas pela tragédia, o segundo pior acidente nuclear da história, atrás de Chernobyl (Ucrânia), em 1986.

AFP
12:40:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a