Inverno afeta setor agrícola na região

Início » Blog » Inverno afeta setor agrícola na região

O ano de 2021 trouxe um inverno bastante definido na região de Presidente Prudente. Até o momento, duas frentes frias derrubaram as temperaturas no oeste paulista e a previsão é terminar este mês com uma terceira onda de frio ainda mais intensa, prevista para chegar nesta quarta-feira. Um dos setores que sofrem com essa queda nos termômetros é o da agricultura, já que o frio pode comprometer as safras.

O doutor em Agronomia e responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, explica que o inverno de 2021 tem sido muito rigoroso e com registros de temperaturas baixas, além de contar com a frequência de massas polares de forte intensidade. Nos últimos 30 dias, segundo ele, a região registrou quatro vezes temperatura mínima abaixo de 5°C. “A média da temperatura mínima de julho até o momento é de 12,2 °C, sendo que o normal é 15,3 °C. A média do mês de julho está em 19,1°C, sendo que o normal é de 20,9°C”, compara.

Deste ponto de vista, é relevante mencionar, segundo o professor, que o frio intenso tem prejudicado principalmente as lavouras da região, uma vez que geadas de fraca intensidade provocam forte redução do crescimento das plantas, enquanto que geadas de média a forte intensidade podem causar a morte dos espécimes. Contudo, as culturas que mais padeceram neste período foram as cultivadas a céu aberto, como pastagens, milho, cana-de-açúcar, batata-doce, hortícolas e frutíferas.

O Imparcial
09:10:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a