InSight: Marte possui um núcleo maior, menos denso e mais líquido

Início » Blog » InSight: Marte possui um núcleo maior, menos denso e mais líquido

A sonda InSight da NASA revelou que Marte possui uma estrutura interna muito diferente das características apontadas pela comunidade científica até então. Devido à impossibilidade de retirar amostras, a agência espacial analisou os dados recebidos sobre “martemotos” — terremotos no Planeta Vermelho — e mostrou que o planeta possui uma crosta espessa e uma camada de manto subjacente fina — resultando em um núcleo maior, menos denso e mais líquido que o esperado.

Tais características sugerem que Marte pode ter se formado milhões de anos antes da Terra, momento em que o Sol ainda passava por um processo de condensação a partir de uma nuvem de gás brilhante. Essas informações foram combinadas com dados da física mineral encontrada no manto, entregando a estimativa de que o tamanho do núcleo marciano tem um raio em torno de 1.830 quilômetros, pouco mais da metade de seu raio total.

Na evolução planetária, iniciada com o acúmulo de poeira espacial, materiais mais leves são levados para a superfície, ao passo em que componentes mais pesados afundam em direção ao centro do planeta. Novas pesquisas afirmaram que o núcleo marciano deve conter altas concentrações de enxofre e outros elementos leves. Isso porque, em experimentos, compostos de ferro líquido com enxofre não se solidificam nas mesmas pressões e temperaturas encontradas em Marte.

TecMundo
12:30:01

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a