Infectologista vê situação perigosa com baixo índice de vacinação nos estados brasileiros

Início » Blog » Infectologista vê situação perigosa com baixo índice de vacinação nos estados brasileiros

cnn
A infectologista e epidemiologista Luana Araújo afirmou, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (29), que a disparidade na cobertura vacinal no Brasil é um grande problema para o combate à Ômicron, nova variante do novo coronavírus.

Luana disse que é preciso buscar mais informações e fazer mais pesquisas para tomar decisões embasadas, mas que o esquema vacinal completo é a forma mais eficaz de combate.

“Ainda temos estados brasileiros com 30% de cobertura. Se a gente tem uma variante mais transmissível que a Delta entrando nesses lugares, podemos ter uma situação bastante complexa”, explicou.

Sobre o uso de máscaras, a infectologista afirmou que elas ainda são necessárias, junto com a vacinação e com outras medidas sanitárias, como higienização das mãos, ventilação natural e distanciamento social.

“Não é só o uso da máscara, a vacinação é o pilar contra a Covid-19, mas ela sozinha não é suficiente nesse cenário que tem tanta disparidade global no acesso à vacina.”

De acordo com Luana, a cepa “tem um acúmulo de variações que ainda não tinham sido vistas no coronavírus”. “Tem coisas que já reconhecemos como características preocupantes, e o conjunto pode ser ainda pior.”

09:54:51

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a