Governo de SP admite que dados estaduais de casos de Covid-19 estão defasados e marca reunião técnica para rever números

Início » Blog » Governo de SP admite que dados estaduais de casos de Covid-19 estão defasados e marca reunião técnica para rever números
Teste de Covid 19 em posto de saúde na cidade de São Paulo. — Foto: Allison Sales/Futura Press/Estadão Conteúdo

Após o g1 revelar que o governo de São Paulo contabiliza menos casos novos de Covid-19 para todo o estado do que a prefeitura registra apenas na capital paulista, a Secretaria Estadual da Saúde admitiu nesta quinta-feira (20) que os dados do estado estão defasados.

O reconhecimento de que há problemas nas estatísticas estaduais foi feito pela diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, em entrevista exclusiva ao g1.

A diretora da vigilância estadual declarou ainda que técnicos da área da Saúde vão se reunir na próxima segunda-feira (24) para tentar solucionar as discrepâncias entre os dados do estado e dos municípios, especialmente da capital.

Segundo Lang, uma mudança na base de dados da Prefeitura de São Paulo teria feito com que os técnicos do estado não consigam “enxergar” uma parte dos casos que são inseridos pela prefeitura.

Na semana passada, a pasta estadual disse que a divergência ocorria porque a prefeitura não estava seguindo critérios do Ministério da Saúde para classificação dos casos, o que foi contestado pelo município.

Nesta quinta, Lang elencou outras hipóteses para a discrepância, entre elas a continuidade do impacto do apagão de dados do Ministério da Saúde, atrasos na inserção de dados por parte dos outros municípios, e duplicidade de registros nas bases.

G1
09:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a