Governador de Santa Catarina Carlos Moisés escapa de impeachment pela segunda vez

Início » Blog » Governador de Santa Catarina Carlos Moisés escapa de impeachment pela segunda vez
Carlos Moisés, governador de Santa Catarina (Crédito: Mauricio Vieira/ Secom/ Divulgação)

O governador Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina, foi absolvido nesta sexta, 7, de acusação de crime de responsabilidade e se livrou pela segunda vez de sofrer impeachment. Com o voto do deputado petista Fabiano da Luz, Moisés atingiu a soma necessária de votos para recuperar o cargo.

O processo julgou se houve crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores pulmonares, em abril de 2020, pagos de forma antecipada e nunca entregues. Na decisão, prevaleceu a tese de que o governador não teve participação direta na compra. Com a decisão, Moisés deve retornar ao cargo na próxima terça-feira, 11. Ele está afastado desde março.

Foram seis votos pela condenação e quatro pela absolvição. Para cassar o mandato do governador eram necessários sete votos. Os cinco desembargadores votaram pela responsabilização de Moisés. Mas do lado dos deputados – os mesmos votaram em plenário pela abertura do processo -, apenas Laércio Schuster (PSB) se posicionou pelo impeachment. A decisão foi anunciada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Roesler, às 14h10.

Estadão Conteúdo
09:30:10

Agropecuária-COnfiança-1