Filha de Picasso doa nove obras do pai à França

Início » Blog » Filha de Picasso doa nove obras do pai à França

Nove obras do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) foram doadas nesta segunda-feira (20) à França por sua filha Maya, a terceira cessão de quadros do artista desde a criação do Museu Picasso em Paris.

Entre as obras se destacam um retrato do pai de Picasso, de 1895, e “Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira”, um quadro pintado pouco depois de “Guernica”, em 1938.

“É uma doação excepcional”, a primeira desde 1990, declarou a ministra da Cultura francesa, Roselyne Bachelot, durante a cerimônia de doação no museu parisiense.

As obras contribuem para manter o Museu Picasso de Paris como o maior depositário da obra do artista espanhol, com mais de 5.000 peças, incluindo 300 pinturas, além de 200.000 documentos e objetos.

A doação serve para que os herdeiros da família Picasso evitem grandes impostos por questões de sucessão.

Maya Ruiz Picasso (86 anos), filha de Picasso e de Marie-Thérèse Walter, foi representada, por motivos de saúde, na cerimônia de doação pelos filhos Diana e Olivier. O evento também teve a presença do ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.

Maya foi pintada com frequência por seu pai quando era criança, nos anos sombrios da II Guerra Mundial e da ocupação alemã.

“A França foi a escolha do meu pai e eu nunca pensei em partir para outro lugar”, explicou a filha de Picasso em uma carta lida por seu filho Olivier.

“O que seria da França sem o espanhol Pablo Picasso?” perguntou o ministro da Economia.

AFP
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a