Facebook pode ser obrigado a vender WhatsApp e Instagram

Início » Blog » Facebook pode ser obrigado a vender WhatsApp e Instagram

Uma coalizão de 48 estados e a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) abriram dois processos, separados, contra o Facebook nesta quarta-feira (09) por monopólio na compra dos aplicativos WhatsApp e Instagram.

As duas ações acusam a rede social de ter usado sua “posição dominante” para fazer as compras e exigem que ambas sejam vendidas. O diretor da FTC, Ian Conner, afirmou que “as ações do Facebook para consolidar e manter seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência” e que o objetivo do órgão é “reverter a conduta anticompetitiva do Facebook”.

Nesta quinta-feira (10), o Facebook afirmou que todas as suas compras foram autorizadas pelos órgãos regulatórios e que não há nenhuma ilegalidade nos negócios.

“Instagram e WhatsApp tornaram-se produtos extraordinários porque o Facebook investiu bilhões de dólares, trabalho e anos de inovação para desenvolver novas funcionalidades e melhores experiências para milhões de pessoas que amam esses produtos. O fato mais relevante que a Comissão não menciona na sua denúncia de 53 páginas é que autorizou essas compras anos atrás. Isso é revisionismo.

As leis antitruste existem para proteger os consumidores e promover a inovação, não para punir empresas de sucesso”, disse a vice-presidente, Jennifer Newstead.

Ansa
10:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a