Explosão em mesquita no Afeganistão deixa ao menos 100 mortos e feridos

Início » Blog » Explosão em mesquita no Afeganistão deixa ao menos 100 mortos e feridos
Ataque em Kundz já é considerado o mais fatal desde que o Talibã assumiu o poder do Afeganistão Foto: – / AFP

Uma explosão dentro de uma mesquita do ramo xiita do Islã na província de Kunduz, no Afeganistão, deixou ao menos cem mortos e feridos nesta sexta-feira, de acordo com informações ainda preliminares da missão da ONU no país. Já Matiullah Rouhani, chefe regional do Talibã encarregado da Cultura e Informação, informou à agência AFP que um balanço provisório põe o número de vítimas em 50 mortos e 140 feridos.

“O incidente de hoje é parte de um padrão perturbador de violência: terceiro ataque mortal esta semana, aparentemente visando uma instituição religiosa. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo incidente de domingo último], próximo a uma mesquita de Cabul. Ainda não se sabe o autor do ataque de quarta-feira a uma madrassa em Khost”, informou a ONU no Twitter.

Na mesma rede social, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, se pronunciou sobre o caso e disse que o crime será investigado.

“Esta tarde ocorreu uma explosão em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas no distrito de Khan Abad, no distrito de Bandar, na capital da província de Kunduz, e vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos”, publicou.

Em entrevista ao portal Aamaj News, Jahanzib Salarzai, que trabalha no hospital de Kunduz, disse que o número de feridos na explosão “era muito alto” e que a unidade de saúde tinha “um baixo estoque de sangue”. Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas gritando e correndo pelas ruas e diversas vítimas dentro do templo.

Globo
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a