Elite política russa continua fiel a Putin

Início » Blog » Elite política russa continua fiel a Putin

Apesar da indignação mundial e das sanções sem precedentes contra seu país, o presidente Vladimir Putin pode contar, no momento, com o apoio da elite política russa, obcecada com “sua própria sobrevivência”.

Artistas russos e grandes figuras da mídia denunciaram a invasão russa da Ucrânia e até alguns oligarcas fizeram críticas veladas. Mas depois de quase um mês de guerra, não há nenhum protesto aparente dentro do círculo íntimo de Vladimir Putin ou entre os pesos-pesados políticos do país.

“Não há sinal de divisão” dentro da classe dominante russa, diz Tatiana Stanovaya, fundadora do R. Politik, um boletim bimestral que analisa a política russa. “Há um consenso real, não obstante possivelmente com diferenças de estratégias”, sublinha.

Ela aponta a diferença entre ter reservas sobre a invasão e estar pronto para agir.

“As pessoas estão em choque e muitos acham que é um erro. Mas ninguém é capaz de agir. Todos estão focados em sua própria sobrevivência”, acrescenta Stanovaya.

Apesar do impacto devastador das sanções na economia russa, ainda não há sinais de que isso se traduzirá em mudança política na Rússia, segundo várias fontes diplomáticas ocidentais.

AFP
11:10:20

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a