De spray a pílula, cientistas miram 2ª geração de vacinas contra Covid

Início » Blog » De spray a pílula, cientistas miram 2ª geração de vacinas contra Covid
Perspectiva é convívio com o coronavírus, e pesquisadores seguem buscas por novas vacinas
PIXABAY

Em formato de pílula, no modo spray nasal ou à prova de variantes: a segunda geração de vacinas contra a Covid-19 está a caminho – e elas podem ser ainda melhores. O surgimento de variantes altamente transmissíveis, como a Ômicron, e a perspectiva de que o mundo terá de conviver com o coronavírus impulsionam pesquisas nessa área. Por outro lado, barreiras como a falta de insumos e até a dificuldade de recrutar voluntários atrasam resultados.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que há 140 imunizantes em fase de estudo clínico – quando a vacina é testada em humanos – e 194 em estágio pré-clínico, com testes em animais. A lista inclui candidatas brasileiras e, no caso das nacionais, a expectativa é que fiquem prontas no início do ano que vem.

Imunizantes hoje à disposição vêm cumprindo muito bem sua função principal: prevenir o adoecimento e a morte. Apesar disso, cientistas em todo o mundo veem um campo aberto para marcar novos gols contra a Covid-19.

O desenrolar da pandemia já deixou claro que as vacinas podem ser aprimoradas para reduzir a infecção e a transmissão. Hoje, especialmente com a Ômicron, vacinados se infectam e transmitem o vírus, ainda que em escala menor na comparação com os não imunizados. O avanço da variante fez a Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos convocar uma reunião para debater “estratégias de longo prazo” para tipos de vacina necessários para gerenciar a Covid-19.

“Uma das razões pelas quais a Ômicron é tão transmissível é que muita gente já vacinada tem o vírus [alojado] no nariz, mas é assintomático”, diz o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Kalil. O cientista quer armar o organismo contra o Sars-CoV-2 antes que ele invada o corpo e se multiplique em seu interior. Por isso, desenvolveu uma vacina de spray nasal – poucas com esse método estão em teste no mundo.

R7
11:40:25

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a