Confirmando Einstein, luz é detectada por trás de buraco negro pela 1ª vez

Início » Blog » Confirmando Einstein, luz é detectada por trás de buraco negro pela 1ª vez
Pesquisadores observaram chamas brilhantes de emissões de raios-X em um buraco negro supermassivo (Foto: Dan Wilkins)

Pela primeira vez, uma luz foi detectada por trás de um buraco negro. Previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, o cenário foi confirmado por uma equipe liderada pelo astrofísico Dan Wilkins, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (28), na revista científica Nature.

Tudo começou quando os cientistas perceberam um padrão intrigante em uma série de clarões de raios X sem precedentes, que vinham de um buraco negro mais massivo que o nosso Sol, a 800 milhões de anos-luz de distância de nós. Mas havia algo ainda mais inesperado nessa observação: flashes adicionais que eram menores e de “cores” diferentes dos clarões de raios X.

A equipe defende que os ecos luminosos adicionais são raios X refletidos por trás do buraco negro. Isso, entretanto, pode parecer absurdo, uma vez que os buracos negros são regiões no espaço-tempo onde a atração da gravidade é tão poderosa que nem mesmo a luz pode escapar de seu alcance.

Mesmo assim, há uma explicação plausível para a estranha luminosidade. “A razão pela qual podemos ver isso é porque aquele buraco negro está distorcendo o espaço, dobrando a luz e torcendo os campos magnéticos ao seu redor”, explica Wilkins, em comunicado.

Galileu
16:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a