Concentração de CO₂ bate recorde em 2024, impulsionada por incêndios florestais

Início » Blog » Concentração de CO₂ bate recorde em 2024, impulsionada por incêndios florestais

A concentração de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera teve o maior aumento anual já registrado em 2024, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). De 2023 para 2024, o CO₂ subiu 3,5 partes por milhão (ppm), o maior avanço desde o início das medições modernas em 1957.

Além do CO₂, os gases metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) também atingiram níveis recordes, intensificando o efeito estufa e o aquecimento global. Especialistas alertam que florestas e oceanos estão absorvendo menos dióxido de carbono, reduzindo a capacidade natural de conter o aquecimento.

O aumento em 2024 foi agravado por incêndios florestais, especialmente na América do Sul, e pelo fenômeno El Niño, que intensifica secas e favorece queimadas. O nível de monóxido de carbono (CO) atingiu o valor mais alto em 22 anos, contribuindo para a formação de mais CO₂.

O relatório alerta para ciclos de retroalimentação climática e pontos de inflexão, como o derretimento do permafrost e o colapso da Amazônia, que podem tornar a situação irreversível. 2024 também foi o ano mais quente desde a Revolução Industrial, com temperatura média global 1,55 °C acima do nível pré-industrial.

A OMM reforça a necessidade de redução drástica das emissões para cumprir as metas do Acordo de Paris e limitar o aquecimento a 1,5 °C, mantendo a esperança de que ações imediatas ainda possam proteger florestas, oceanos e o clima do planeta.

POSTO PAJÉ IA normal
HOTEL ARLEI banner ia
Restaurante Arlei
PADARIA SALUSTIANO anúncio de entrada
16. Farmais
26-06 -Planos E
7. Vale
Otica Canto do olho ia
8. Agropecuaria-Confiante
9. JV-MOTORS-vermelho
11. interação
12. todo-dia
19. Edcar
art
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
a5d5d742-7f04-4a02-aeab-e928aaeb1ba5
Sonic tela ia
BETOMIX-ia
Cooperótica
Hidrocalhas
pizzaria tremendão
quitanda
77ac6ac0-9338-40d8-a882-a781b93d4485
SM-ARTEFATOS-DE-CIMENTO-entrada
triunfal.png
Blog do Toninho redes sociais ia