Como surto recorde de gafanhotos está devastando EUA

Início » Blog » Como surto recorde de gafanhotos está devastando EUA
Gafanhotos são comuns na região Oeste dos EUA, mas, segundo cientistas, houve uma explosão na população desses insetos neste ano, agravada pela seca e ondas de calor históricas — Foto: USDA/APHIS

Um surto de gafanhotos que já afeta pelo menos 15 Estados vem provocando devastação em lavouras e pastagens no Oeste americano, competindo por comida com o gado e deixando um rastro de milhões de dólares em prejuízos.

Esses insetos são nativos da região e sua população costuma ser controlada. Mas, segundo cientistas, houve uma explosão neste ano, agravada pela seca e ondas de calor históricas.

O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS, na sigla em inglês), agência ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos responsável pelo controle de doenças e pragas, já tratou mais de 325 mil hectares com inseticidas, em uma campanha de supressão da população de gafanhotos e dos chamados grilos Mórmons (Anabrus simplex), que também são comuns na região e vêm causando danos semelhantes neste ano.

De acordo com o diretor de política nacional da APHIS, Bill Wesela, esse tratamento vai proteger mais de 650 mil hectares, mas ainda há várias outras ações programadas em diversos Estados, à medida que mais agricultores e pecuaristas pedem ajuda à agência para controlar o problema.

Wesela lembra que a última grande campanha de supressão de gafanhotos na região foi em 2010, quando o surto de gafanhotos foi a maior dos últimos 35 anos. Na época, mais de 400 mil hectares foram tratados, o suficiente para proteger 800 mil hectares.

A total magnitude do problema neste ano só ficará clara dentro de alguns meses.

“A infestação deste ano ainda está evoluindo e não estará completa até o final do verão (no Hemisfério Norte)”, diz Wesela à BBC News Brasil.

BBC
15:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a